O empresário bilionário Elon Musk anunciou neste sábado (5) a criação de um novo partido político nos Estados Unidos: o “Partido da América”. Em postagem feita na rede social X, da qual é proprietário, Musk disse que o objetivo é oferecer uma alternativa real aos tradicionais Partido Republicano e Partido Democrata, que, segundo ele, “compartilham o poder em um sistema falido”.
“Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos sob um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o Partido da América foi criado para devolver a vocês a liberdade”, escreveu Musk.
A decisão foi divulgada um dia após o Dia da Independência dos EUA, com base em uma enquete publicada por Musk no X, onde cerca de dois terços dos participantes declararam apoio à criação de uma nova legenda.
A movimentação marca mais um capítulo na escalada de tensão entre Musk e o presidente Donald Trump, com quem rompeu politicamente em maio, após deixar o conselho consultivo do governo. Neste sábado, Musk voltou a criticar a gestão do ex-aliado, especialmente após a aprovação no Congresso de um megapacote tributário e orçamentário proposto por Trump.
Apesar do anúncio, ainda não há data oficial para o lançamento formal do Partido da América. Musk afirmou que está aberto a sugestões do público sobre como estruturar o novo projeto político e concluiu: “Vai ser muito divertido”.
Além do X, Elon Musk é CEO da Tesla e da SpaceX, empresas que o colocaram no centro do debate sobre inovação, liberdade de expressão e influência das big techs na política global.
Redação