• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
domingo, 3 agosto, 2025
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Renato Ribeiro
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Brasil

Eleições 2024: especialista alerta para limites no uso de redes sociais para promoção de candidatos

Renato Ribeiro Por Renato Ribeiro
16 de agosto de 2024
Em Brasil, Eleições
0
MP Eleitoral representa contra governador da Bahia por propaganda irregular em mídias sociais

Reprodução-TRE

0
Ações
2
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Os candidatos às prefeituras nas Eleições de 2024 têm utilizado o espaço nas mídias sociais para chamar a atenção dos cidadãos.

Com o avanço da tecnologia e a alta adesão da população às redes sociais, os candidatos às prefeituras nas Eleições de 2024 têm utilizado o espaço nas mídias sociais para chamar a atenção dos cidadãos e, assim, conquistar votos. A criatividade é bem-vinda, mas podem existir apelos na comunicação dos candidatos que fogem do habitual.

Você pode gostar também

Programa Carro Sustentável eleva vendas de automóveis em 13% em julho, aponta Fenabrave

Lula reafirma abertura ao diálogo com os EUA após tarifas e sanções contra ministros do STF

Pesquisa Datafolha mostra divisão da opinião pública sobre prisão de Jair Bolsonaro

O especialista em marketing político da Fundação Índigo, Júlio Pontes, explica que não existe um padrão a ser seguido durante a promoção dos candidatos por meio das redes sociais. Segundo ele, as estratégias para chamar a atenção do eleitor são sempre bem-vindas de forma criativa.

“Não tem muito esse padrão, inclusive é o que difere campanhas destacadas e campanhas normais. Quando você foge um pouco do padrão e leva a mensagem principal da candidatura de maneira criativa e respeitosa, é quando se tem realmente um destaque e, provavelmente, o melhor resultado nas urnas”, afirma Pontes.

Apesar do potencial do uso das redes sociais para conseguir votos, Pontes pondera que quem está no planejamento das postagens deve utilizar de especificidades do perfil do próprio candidato para criar os vídeos e posts. Do contrário, Júlio Pontes afirma que a publicação pode “beirar o ridículo”, caso destoe da própria personalidade do candidato ou candidata, causando, assim, um resultado negativo.  

“Prefeitos no Brasil todo, principalmente prefeitos, mas deputados também, têm usado da criatividade. E às vezes beira o ridículo, mas o beirar o ridículo pra um candidato que já tem esse perfil mais despojado, às vezes não é tão prejudicial, às vezes nem é prejudicial, às vezes passa-se do ponto”, avalia. 

Pontes usa como exemplo as redes sociais do vice-presidente Geraldo Alckmin. Segundo Pontes, os perfis de Alckmin recebem ataques dos usuários com frequência “por tirarem o Alckmin do lugar comum de médico e conservador que ele sempre foi com a publicação de memes. Nesse caso acho que já é uma coisa bem positiva, afinal ele leva mensagem para o Brasil todo. Mas é sempre um limiar entre o ridículo e o criativo.”

Viralizar não é sinônimo de mais votos

Recentemente, o prefeito da cidade de Mirandópolis (SP), Ederson Pantaleão (União), viralizou nas redes sociais ao postar um vídeo em que finge ser atropelado por um carro. O objetivo foi anunciar a disponibilização de ambulâncias em um dos bairros da cidade.

Júlio Pontes avalia a iniciativa como “marcante”, mas salienta que é necessário uso do bom senso e não romantizar tragédias a fim de buscar cliques. Ele destaca, ainda, que alcançar muitos cliques nas redes sociais – apesar de ser o objetivo nas redes – não garante a conquista de muitos votos, já que a população que interessa para este fim são os moradores da cidade e não os de outros estados. 

“A gente não pode normalizar e gourmetizar tragédias, mas o objetivo dele era chamar atenção e ele chamou a atenção; a gente tem que ficar atento só a um fato: de que nem sempre o viralizar é uma coisa efetiva, até porque ele concorre a um cargo público em São Paulo, no interior de São Paulo, e o vídeo dele foi visto no Brasil todo. Tirando as pessoas de Mirandópolis, quem viu aquele vídeo não tem muita relação com o que de fato interessa que é o voto do eleitor.”

Potencial das redes sociais nas eleições

O especialista em marketing político, Júlio Pontes, aponta que as redes sociais vão ser o principal canal de contato dos candidatos com os eleitores nas eleições 2024. Em especial, segundo ele, por conta da permissão de anúncios no Facebook e no Instagram, mas o Google proibiu esse tipo de impulsionamento de conteúdo nas redes.

“Então vai ser bastante focado no marketing eleitoral. E é muito importante, principalmente nas redes sociais, o que faz com que muitas pessoas sejam procuradas para fazer esse trabalho de comunicação”, diz. Ele ressalta que é necessário que os profissionais da área de marketing estejam atualizados quanto às especificidades do marketing político eleitoral para não cair em deslizes. 

“Tem muita casca de banana, que o profissional que está cuidando ali, por não entender necessariamente de política e sim de redes sociais ou de marketing , não leva em consideração. Então, tem uma diferença grande de comunicação e de comunicação eleitoral. A comunicação, o marketing visa sempre uma venda e a eleição é uma venda de uma pessoa que vai se converter em voto, então é uma diferença crucial”, pondera.

Fonte: Brasil 61

Postagem anterior

Governo abre inscrições para auxílio permanência estudantil nas universidades públicas estaduais

Próxima postagem

UPA Queimadinha recebe ação social neste domingo

Renato Ribeiro

Renato Ribeiro

RelacionadoPostagens

Setor automotivo vende 198 mil veículos em setembro
Brasil

Programa Carro Sustentável eleva vendas de automóveis em 13% em julho, aponta Fenabrave

Por Portal
2 de agosto de 2025
Lula reage a tarifa de Trump e diz que Brasil “não aceitará imposições”
Brasil

Lula reafirma abertura ao diálogo com os EUA após tarifas e sanções contra ministros do STF

Por Portal
2 de agosto de 2025
Investigação cita US$ 25 mil em dinheiro que seriam para Bolsonaro
Brasil

Pesquisa Datafolha mostra divisão da opinião pública sobre prisão de Jair Bolsonaro

Por Portal
2 de agosto de 2025
Encceja acontece neste domingo (3) em todo o país para certificação de jovens e adultos
Brasil

Encceja acontece neste domingo (3) em todo o país para certificação de jovens e adultos

Por Renato Ribeiro
2 de agosto de 2025
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 48 milhões
Brasil

Mega-Sena sorteia R$ 85 milhões neste sábado

Por Renato Ribeiro
2 de agosto de 2025
Próxima postagem
UPA Queimadinha liderou quantidade de atendimentos na última semana

UPA Queimadinha recebe ação social neste domingo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

Setor automotivo vende 198 mil veículos em setembro

Programa Carro Sustentável eleva vendas de automóveis em 13% em julho, aponta Fenabrave

2 de agosto de 2025
Bahia empata sem gols com o Sport na Ilha do Retiro e mantém 4º lugar no Brasileirão

Bahia empata sem gols com o Sport na Ilha do Retiro e mantém 4º lugar no Brasileirão

2 de agosto de 2025
Festa do Vaqueiro de Ipuaçu segue neste sábado (2) com programação musical diversificada

Festa do Vaqueiro de Ipuaçu segue neste sábado (2) com programação musical diversificada

2 de agosto de 2025
Universidade Federal da Bahia integra ranking de melhores universidades do mundo

Ufba abre seleção para 52 vagas de professor substituto em três campi da Bahia

2 de agosto de 2025
Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 em Pernambuco e deixa oito feridos

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 em Pernambuco e deixa oito feridos

2 de agosto de 2025

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Programa Carro Sustentável eleva vendas de automóveis em 13% em julho, aponta Fenabrave
  • Bahia empata sem gols com o Sport na Ilha do Retiro e mantém 4º lugar no Brasileirão
  • Festa do Vaqueiro de Ipuaçu segue neste sábado (2) com programação musical diversificada

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In