O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social nesta segunda-feira (10) para fazer uma grave acusação sobre a devastação na Amazônia brasileira, coincidindo com a véspera do início oficial da COP30 em Belém.
Trump afirmou que a destruição da floresta ocorreu para a construção de uma rodovia:
“Eles destruíram a floresta amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”, escreveu Trump em sua publicação.
O ex-presidente também compartilhou um vídeo de quatro minutos da Fox News, no qual é alegado que mais de 100 mil árvores foram derrubadas na região para a execução da obra viária.
Ausência dos EUA na Conferência
A manifestação de Trump ocorre em um contexto notável para as relações climáticas. Pela primeira vez desde 1992, o governo americano não enviou uma delegação oficial a uma Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, indicando uma mudança na postura diplomática em relação às negociações ambientais globais.
A COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, terá início em Belém (PA) e visa atualizar e reforçar os compromissos multilaterais para combater a crise climática.
Redação











