• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
sexta-feira, 8 agosto, 2025
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Renato Ribeiro
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Saúde

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado hoje

Renato Ribeiro Por Renato Ribeiro
28 de julho de 2019
Em Saúde
0
Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de combate as hepatites virais
0
Ações
0
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado, ou, em uma explicação mais simples, são inflamações do órgão. O fígado desempenha diversas funções, como a desintoxicação do corpo, o armazenamento de vitaminas e a sintetização do colesterol.

Entre 1999 e 2018, o Ministério da Saúde recebeu 632.814 notificações da doença. No período, a hepatite com mais registros foi a do tipo A (233.027), seguida pelas variedades C (228.695), A (167.108) e D (3.984).

Você pode gostar também

Feira de Santana inicia campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos na próxima segunda (11)

Ex-funcionária de hospital é presa por aplicar golpes em pacientes em Feira de Santana

Agentes comunitários de saúde: os heróis silenciosos que cuidam de Feira de Santana

A hepatite C foi o único tipo que teve crescimento, de 2014 para 2018. A taxa de incidência passou de 11,9 para 12,6 casos a cada 100 mil habitantes.

Por iniciativa do Brasil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu, em 2010, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, a data vem sendo celebrada anualmente, em 28 de julho. As hepatites virais são a causa de morte de cerca de 1,7 milhão de pessoas, por ano, no mundo.

Estigma

O preconceito continua sendo uma barreira para as pessoas que têm o diagnóstico confirmado. O tratamento discriminatório faz com que muitas pessoas que têm o diagnóstico sintam vergonha de sua condição, segundo Margô*, que montou uma organização não governamental (ONG) para lutar pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Ela contraiu o vírus através de uma transfusão de sangue, procedimento que se apresentou como saída para as sucessivas hemorragias que teve após a realização de uma cirurgia de garganta.

A detecção da hepatite C apareceu inesperadamente, sem suspeitas por parte de Margô. Ao entrar na terceira idade, ela decidiu que deveria fazer um check-up, para verificar se estava com a saúde em dia. Ao comentar com seu médico que havia feito a cirurgia, anos antes, o profissional adicionou à lista o exame que identifica a hepatite. “Quando veio o resultado, não entendi e levei ao medico. Me preocupou.”

Certa vez, relata, um oftalmologista a colocou para fora do consultório, por medo de contágio. A mesma atitude foi testemunhada sistematicamente por ela no trabalho à frente da ONG, que existiu por seis anos.

Ao longo dos anos de trabalho na instituição, Margô atuou em várias frentes pela humanização dos pacientes com hepatite, pleiteando, inclusive, acesso a tratamentos para pacientes pelo Sistema Único de Saúde. As demandas vindas de pessoas de baixa renda chegam até hoje, conta Margô, mesmo após encerrar o trabalho da ONG.

Tratamento e prevenção

Lia Lewis, chefe do Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), avalia que o “principal gargalo” relativo à hepatite é identificá-la. Para ela, o acesso aos testes que permitem o diagnóstico precoce é fundamental para que haja uma diminuição no índice da doença. O governo federal distribuiu, em 2018, 25 milhões de testes de hepatite B e C.

“A maioria dos portadores dos vírus de hepatite B e C é, geralmente, assintomática. Eis o problema. Como você não sente nada, você não procura um médico, não acredita que tem necessidade de fazer um teste. O problema é que, de cada dez pessoas, uma possa sentir sintomas no momento em que se infecta, mas isso é raro”, pontua Lia.

De acordo com a especialista, outro fator preocupante é que muitas pessoas, sem saber que têm a doença, mantêm o hábito de ingerir bebida alcoólica, o que agrava o estado do fígado. “Isso pode acelerar o processo de cirrose e câncer de figado. Então, quanto mais cedo identificar, melhor o prognóstico, porque [o paciente] pode estar com cirrose em fase bem inicial e não sentir ainda”, explica.

O Ministério da Saúde informou que, desde janeiro deste ano, foram distribuídos, entre os estados e o Distrito Federal, 24 mil tratamentos completos para hepatite C. A expectativa é de que, até dezembro, cerca de 50 mil pessoas com infecção pelo vírus C sejam tratadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, existem vacinas para os tipos A e B da hepatite, que podem ser obtidas nos postos da rede pública de saúde. O Ministério da Saúde destaca no site que a hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. As hepatites B e D têm tratamento e podem ser controladas, de maneira que a evolução para cirrose e câncer pode ser evitada.

A hepatite A é uma doença aguda e o tratamento se baseia em dieta e repouso. Normalmente, a melhora ocorre em algumas semanas e a pessoa adquire imunidade, ou seja, não terá uma nova infecção. Apesar disso, a recomendação é de que, independentemente do tipo, as consultas médicas sejam feitas regularmente, já que as infecções podem piorar.

Entre as medidas de prevenção da doença destacam-se uma estrutura adequada de saneamento básico, boas práticas de higiene pessoal, o uso de preservativos em relações sexuais e o uso de agulhas e seringas descartáveis. É importante também que não se compartilhem objetos perfurocortantes, como barbeadores e instrumentos de manicure e pedicure.

Avanços da ciência

Pesquisadora da área há mais de duas décadas, Lia Lewis considera que houve progressos quanto aos medicamentos usados no tratamento da hepatite. Segundo ela, atualmente, é possível administrar doses de medicação oral durante oito semanas somente, quando o caso é menos grave.

Lia comenta que sua equipe vem trabalhando, em parceria com estudiosos dos Estados Unidos, para compreender o mecanismo de resposta imunológica de pacientes. Ela complementa dizendo que o grau de mutação do vírus da doença é o obstáculo para o desenvolvimento de uma vacina para a hepatite C.

“O vírus muda muito. Às vezes, tem que descobrir qual é a região do vírus, uma proteína ou um antígeno em cima do qual se possa fazer a vacina, que possa abranger todas as cepas de genótipos. É também a historia do HIV.”, completa.

Fonte: Agência Brasil

Postagem anterior

Brasil termina 1º dia de disputas de medalhas com 8 pódios no Pan de Lima

Próxima postagem

Bahia busca primeira vitória fora de casa para espantar má fase

Renato Ribeiro

Renato Ribeiro

RelacionadoPostagens

Feira: mais doze bairros com vacinação de cães e gatos neste sábado
Feira de Santana

Feira de Santana inicia campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos na próxima segunda (11)

Por Portal
8 de agosto de 2025
Ex-funcionária de hospital é presa por aplicar golpes em pacientes em Feira de Santana
Feira de Santana

Ex-funcionária de hospital é presa por aplicar golpes em pacientes em Feira de Santana

Por Renato Ribeiro
8 de agosto de 2025
Agentes comunitários de saúde: os heróis silenciosos que cuidam de Feira de Santana
Feira de Santana

Agentes comunitários de saúde: os heróis silenciosos que cuidam de Feira de Santana

Por Portal
5 de agosto de 2025
Farmácia Popular distribuiu R$ 7,4 bi a falecidos de 2015 a 2020
Brasil

Mais de 9 mil farmácias são descredenciadas do programa Farmácia Popular

Por Renato Ribeiro
5 de agosto de 2025
Hospital da Mulher abre campanha Agosto Dourado com homenagem a bebê recém-nascido
Feira de Santana

Hospital da Mulher abre campanha Agosto Dourado com homenagem a bebê recém-nascido

Por Renato Ribeiro
1 de agosto de 2025
Próxima postagem
Bahia marca primeiro mais cede o empate à Chapecoense

Bahia busca primeira vitória fora de casa para espantar má fase

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

Mais de 4,8 mil cães e gatos foram vacinados contra a raiva em Feira

Campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos começa na próxima segunda-feira em Feira de Santana

8 de agosto de 2025
Polícia Civil da Bahia desarticula braço de organização criminosa com a Operação Ponto de Controle

Polícia Civil prende homem condenado a 19 anos por assalto a casal de policiais federais na Bahia

8 de agosto de 2025
Crise e reação: Presidente da Câmara abre sessão em meio a protestos e pede respeito à Constituição

Câmara envia ao Conselho de Ética pedidos de afastamento de 15 deputados após motim e acusação de agressão

8 de agosto de 2025
Após 1 ano e 3 meses internado, Arlindo Cruz recebe alta e volta pra casa

Morre Arlindo Cruz, ícone do samba, aos 66 anos no Rio de Janeiro

8 de agosto de 2025
Faustão tem quadro agravado e entra para lista de transplante de coração

Faustão é internado com sepse e passa por transplante de fígado e retransplante de rim em São Paulo

8 de agosto de 2025

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos começa na próxima segunda-feira em Feira de Santana
  • Polícia Civil prende homem condenado a 19 anos por assalto a casal de policiais federais na Bahia
  • Câmara envia ao Conselho de Ética pedidos de afastamento de 15 deputados após motim e acusação de agressão

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In