Proprietários que quitarem o imposto em cota única garantem abatimento de 8% no valor total
O prazo para os proprietários de veículos com placas final 5 aproveitarem o desconto de 8% no pagamento do IPVA 2025 termina nesta quarta-feira, 28 de maio. Para ter direito ao abatimento, é necessário quitar o imposto em cota única até o fim do dia.
Quem optar pelo parcelamento, sem desconto, também precisa ficar atento: a primeira parcela vence nesta mesma data. Já os donos de veículos com placas de final 6 terão até quinta-feira (29) para efetuar o pagamento com as mesmas condições.
Os boletos podem ser gerados e pagos via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Basta acessar a plataforma com login e senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. Também é possível efetuar o pagamento nos bancos conveniados à Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA): Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.
Calendário segue para demais placas
Além do prazo para as placas de final 5, o mês de maio também traz outros vencimentos importantes para quem optou pelo parcelamento. Motoristas com veículos de placas terminadas em 3 e 4 devem pagar a segunda cota nos dias 28 e 29, respectivamente. Já os contribuintes com placas de final 1 e 2 precisam quitar a terceira parcela nessas mesmas datas.
O pagamento do IPVA pode ser feito em até cinco vezes, desde que os prazos sejam respeitados. Caso contrário, o contribuinte perde o direito ao parcelamento e deverá pagar o valor integral até a data da última cota. Para quem preferir pagar o imposto em cota única sem desconto, o prazo para veículos com placas de final 5 vai até o dia 29 de setembro.

Regularização do veículo exige mais que o IPVA
De acordo com o Detran-BA, é importante lembrar que o licenciamento do veículo exige mais do que apenas o pagamento do IPVA. O contribuinte precisa estar em dia também com o pagamento de multas, taxa de licenciamento e outras obrigações.
Mais informações podem ser acessadas no site da Sefaz-BA (www.sefaz.ba.gov.br), pelo Balcão Virtual, por e-mail ([email protected]) ou pelos telefones 0800 071 0071 (ligação gratuita de fixo) e (71) 3319-2501 (fixo ou celular).
Fonte: Redação com informações Sefaz Bahia