A popularidade do governo Lula voltou a cair, segundo a mais recente rodada da pesquisa Pulso Brasil, divulgada nesta quarta-feira (21). O levantamento, realizado pelo Instituto Ipespe, revela que 54% dos brasileiros desaprovam a gestão atual, enquanto 40% aprovam — um recuo de um ponto percentual em comparação com os dados de março. Outros 6% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em todas as regiões do país, entre os dias 14 e 19 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95,45%.
Expectativa econômica também é negativa
No levantamento anterior, divulgado em março, a percepção dos brasileiros em relação à economia também era pessimista. Segundo os dados da época:
- 58% acreditavam que o Brasil estava no caminho errado
- 35% avaliavam que o país seguia no caminho certo
- 6% não souberam opinar
Na mesma pesquisa de março, o índice de aprovação do governo Lula era de 41%, enquanto a desaprovação já estava em 54%, patamar que se manteve na rodada mais recente. O dado indica uma estabilidade na rejeição, mas uma leve queda no apoio popular.
Perfil da pesquisa
Ambas as pesquisas utilizaram amostragem nacional com eleitores acima de 16 anos. A coleta foi feita por meio de entrevistas domiciliares, respeitando critérios estatísticos para garantir representatividade demográfica e regional. O nível de confiança permanece em 95,45%, o que significa que, se o levantamento fosse repetido várias vezes, os resultados estariam dentro da margem de erro em 95 a cada 100 tentativas.
Redação