Tricolores entram em campo às 16h, no Rio, em confronto direto que pode definir o destino internacional das equipes em 2026
O Maracanã será palco, às 16h deste domingo, de um dos jogos mais eletrizantes da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fluminense e Bahia entram em campo separados por apenas um ponto e com o mesmo objetivo: garantir vaga direta na fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2026. A partida terá transmissão do Premiere e do sportv.
Em ótimo momento, o Fluminense chega com seis jogos de invencibilidade na competição e ocupa a quinta colocação, com 61 pontos. Para não depender de outros resultados, basta vencer diante de sua torcida. Dezembro ainda reserva outro desafio aos cariocas: as semifinais da Copa do Brasil.
Do outro lado, o Bahia vive clima de confiança após vencer o Sport em Salvador. O Esquadrão soma 60 pontos e precisa repetir o bom desempenho para quebrar um jejum de quase quatro meses sem triunfar fora de casa pelo Brasileirão — já são nove partidas como visitante sem vitória.
Fluminense – Técnico: Luis Zubeldía
A equipe deve ter mudanças em três setores. O atacante Canobbio retorna de suspensão e deve assumir a vaga de Soteldo. No meio, Hércules aparece como opção para substituir Nonato. A grande novidade fica para a defesa: Thiago Silva está novamente à disposição e deve entrar no lugar de Ignácio.
Time provável: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules, Martinelli, Lucho Acosta; Canobbio, Serna e Everaldo.
Desfalques: Cano e Manoel (lesionados), Lima (suspenso).
Pendurados: Everaldo, Fábio, Facundo Bernal, Freytes, Lima, Lucho Acosta, Paulo Henrique Ganso, Santi Moreno, Thiago Santos, Luis Zubeldía.
Bahia – Técnico: Rogério Ceni
O treinador terá o retorno de Jean Lucas, que deve reassumir a vaga no meio-campo. Por outro lado, segue sem David Duarte, Michel Araujo e Mateo Sanabria, todos lesionados. A principal dúvida está na lateral direita: Gilberto pode recuperar o posto que ficou com Santiago Arias na última rodada.
Time provável: Ronaldo; Gilberto (ou Santiago Arias), Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba; Nicolás Acevedo, Everton Ribeiro e Jean Lucas; Ademir, Erick Pulga e Willian José.
Desfalques: David Duarte, Michel Araujo e Mateo Sanabria (lesionados).
Pendurados: Iago Borduchi, Acevedo, João Paulo, Kayky e Cauly.
Arbitragem
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
- Assistente 1: Thiaggo Americano Labes (SC)
- Assistente 2: Leandro Matos Feitosa (SP)
- Quarto árbitro: Roger Goulart (RS)
- VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Com tensão, rivalidade e vaga na Libertadores em jogo, o duelo promete fortes emoções no Maracanã. É decisão em clima de final.
Fonte: Redação com informações GE











