• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
sábado, 17 janeiro, 2026
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Brasil

Crédito fácil levou 59% dos brasileiros à compra impulsiva

Renato Ribeiro Por Renato Ribeiro
15 de maio de 2018
Em Brasil, Educação
0
Crédito fácil levou 59% dos brasileiros à compra impulsiva
0
Ações
2
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O crédito é um recurso de pagamento que se bem utilizado pode viabilizar sonhos, ajudar na aquisição de um bem de consumo e até mesmo socorrer as pessoas em momentos de dificuldade. No entanto, é preciso ter planejamento financeiro para não assumir compromissos que o bolso não suporta. Um estudo realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que no último mês de fevereiro, em cada dez consumidores, seis (59%) aproveitaram as facilidades do crédito para fazer compras não planejadas.

Nesse caso, as aquisições mais feitas por impulso foram roupas, calçados e acessórios (19%), compras em supermercados (17%), perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%). A aquisição de peças de vestuário e acessórios foi mais presente entre a parcela feminina de entrevistados (23%), ao passo que a compra de produtos eletrônicos ganhou destaque entre os homens (13%).

Você pode gostar também

Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões no sorteio deste sábado

Anvisa proíbe venda de suplementos irregulares e produtos naturais

Toffoli prorroga por 60 dias inquérito sobre compra do Banco Master pelo BRB

Os especialistas do SPC Brasil explicam que a democratização do crédito no Brasil, principalmente entre as classes menos favorecidas, é um fenômeno que ganhou força apenas recentemente, de modo que muitos consumidores ainda não aprenderam a lidar com as consequências do seu mau uso. “A regra de bolso diz que o consumidor não deve comprometer mais do que 30% da própria renda com prestações. Dependendo da realidade financeira, essa porcentagem pode ser ainda menor em certos casos. Consumidores menos atentos podem ser iludidos pelos valores baixos das parcelas e pelos prazos a perder de vista. A falsa sensação de comprar sem pagar nada que o crédito proporciona tende a levar consumidores desinformados ao superendividamento e à inadimplência”, alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Para 33% dos entrevistados, internet é o meio que mais estimula compras ao facilitar parcelamento; 15% dividem no maior número possível de prestações

O levantamento ainda descobriu que na opinião dos entrevistados, a internet é o canal de venda onde as opções de crédito mais levam os consumidores a parcelarem suas compras.Um terço (33%) dos consumidores acredita que as lojas online estimulam o consumidor a fazer novas compras ao oferecerem mais possibilidades de parcelamento. Outros tipos de estabelecimentos que os entrevistados sentem essa facilidade para dividir em várias vezes são as lojas de departamento (23%), supermercados (13%) e shopping center (12%).

Sobre o número de prestações em que dividem a compra, a pesquisa mostra que muitos consumidores não avaliam totalmente o impacto de uma compra a prazo no orçamento antes de se endividar. Em cada dez brasileiros que parcelam, um (15%) divide a compra no maior número possível de prestações, independentemente do valor. Outros 31% são mais prudentes e afirmam levar em consideração a alternativa com um número de parcelas que mais se encaixa a sua realidade financeira, enquanto 18% optam pela menor quantidade de prestações disponíveis.

Cartão de crédito é meio de pagamento favorito na hora de parcelar; crediário e cheque pré-datado são modalidades mais difíceis de serem aceitas por lojas

Na hora de parcelar uma compra, o cartão de crédito ficou em primeiro lugar no ranking de preferência dos consumidores, com 66% de citações. O crediário vem em segundo, mas com apenas 13% de menções e o financiamento aparece logo depois com somente 4% de preferência. O cheque pré-datado foi citado por 1% dos entrevistados.

“Se utilizado com consciência, o cartão de crédito pode ser um aliado na hora da organização das finanças, já que é uma ferramenta prática e que permite concentrar todos os pagamentos em um único dia, deixando o consumidor livre para aplicar o dinheiro como bem entender durante o restante do mês. A ressalva é que o cartão só deve ser utilizado no dia a dia por consumidores organizados e que detêm um controle rígido dos próprios gastos”, explica o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli.

A pesquisa também mostra que mais da metade (53%) dos consumidores enfrentaram recentemente alguma situação em que o comerciante impôs dificuldades em aceitar certa modalidade de pagamento. Os meios que mais sofreram rejeição foram o crediário (33%) e o cheque pré-datado (29%). Há ainda 24% de entrevistados que não conseguiram comprar usando o cartão de crédito e 21% que tiveram insucesso ao tentar usar o cheque à vista. A recusa do estabelecimento em não aceitar determinada modalidade fez com que 31% desses consumidores desistissem da compra. Outros 29% recorreram ao pagamento à vista para levar o produto para casa.

9% sempre optam por parcelar uma compra. Dinheiro e cartão de débito são os meios de pagamento mais comuns para compras no dia a dia

Quando indagados sobre como preferem realizar a maior parte dos seus pagamentos, um em cada dez (9%) consumidores disse que sempre prefere parcelar, independentemente das condições. Há ainda 14% que optam pelo parcelamento se as parcelas não pesarem no bolso. Outros 41% sempre pagam à vista, enquanto 34% só pagam em dinheiro ou cartão de débito se houver algum desconto vantajoso.

Desse modo, o dinheiro em espécie e o cartão de débito são as formas de pagamento mais comuns utilizadas para compras no dia a dia. No caso do dinheiro, ele se destaca principalmente nos gastos com serviços de beleza (63%), remédios (47%), alimentação fora de casa ou delivery (45%) e compras no supermercado (44%). Já o débito ganha força entre os consumidores na alimentação fora de casa ou comida delivery (26%), compras de supermercados (23%) e remédios (22%).

O cartão de crédito, seja em uma ou várias parcelas, é a modalidade de pagamento a prazo mais citada pelos entrevistados, utilizado principalmente, para gastos na aquisição de eletrônicos (46%), compras de roupas, sapatos e acessórios (37%) e gastos com remédios (25%).

No último mês de fevereiro, 38% dos brasileiros realizaram alguma compra parcelada, sendo que na média, foram três compras a prazo por consumidor. Entre quem dividiu, a média de prestações está entre cinco e seis. Se considerados os três meses anteriores à pesquisa, no entanto, 58% dos consumidores têm evitado se endividar com crédito, especialmente no cartão de crédito parcelado (29%) e no crediário (16%).

36% dos consumidores receberam oferta de desconto caso pagassem por uma compra à vista no dinheiro

A pesquisa ainda descobriu que no último mês de fevereiro, 36% dos consumidores disseram ter recebido alguma oferta de desconto caso pagassem por uma determinada compra em dinheiro em vez do débito ou alguma modalidade a prazo. A maior parte (52%) dos consumidores, contudo, afirmou não ter recebido esse tipo de oferta.

Na avaliação da economista Marcela Kawauti, se o consumidor tem o dinheiro disponível para pagar à vista e o parcelamento inclui juros, o recomendável é pagar de uma só vez. “Mesmo que o lojista não ofereça descontos, é sempre preferível evitar parcelamentos, principalmente em momentos de incertezas econômicas e de desemprego como o atual. Quanto menos o consumidor comprometer a renda futura com dívidas e juros, mais próximo ele estará de uma vida financeira equilibrada. Além disso, se a loja não oferece desconto, o recomendado é que consumidor faça uma proposta, explicando que é um bom negócio para ambos os lados. O consumidor ganha um desconto no produto e o lojista recebe o dinheiro no ato, o que o isenta o risco de inadimplência e de taxas por antecipação de recebíveis”, orienta a economista.

Fonte: SPC Brasil

Postagem anterior

Multas do Detran poderão ser pagas com cartões de crédito

Próxima postagem

STF: Ministro rejeita novo pedido de Lula contra execução provisória da pena

Renato Ribeiro

Renato Ribeiro

RelacionadoPostagens

Loterias Caixa mudam horário dos sorteios e ampliam prazo para apostas em todo o país
Brasil

Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões no sorteio deste sábado

Por Renato Ribeiro
17 de janeiro de 2026
Anvisa proíbe adoçante com alulose no Brasil
Brasil

Anvisa proíbe venda de suplementos irregulares e produtos naturais

Por Renato Ribeiro
16 de janeiro de 2026
Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha
Brasil

Toffoli prorroga por 60 dias inquérito sobre compra do Banco Master pelo BRB

Por Renato Ribeiro
16 de janeiro de 2026
Feira de Santana intensifica preparação de alunos para provas do SABE e SAEB
Educação

Matrícula 2026: lista de novos alunos da rede municipal já está disponível

Por Renato Ribeiro
16 de janeiro de 2026
SEC divulga regras para conversão de licença-prêmio em dinheiro
Bahia

SEC convoca 1.890 professores para a rede estadual; veja prazos e documentos

Por Portal
16 de janeiro de 2026
Próxima postagem
STF: Ministro rejeita  novo pedido de Lula contra execução provisória da pena

STF: Ministro rejeita novo pedido de Lula contra execução provisória da pena

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

Fé, cultura e música marcam a tradicional Festa de Reis de Tiquaruçu

Fé, cultura e música marcam a tradicional Festa de Reis de Tiquaruçu

17 de janeiro de 2026
Trânsito de Salvador terá modificações no sábado devido ao jogo do Bahia contra o Flamengo

Campeonato Baiano: Bahia e Galícia abrem a 3ª rodada; Bahia de Feira tenta recuperação no domingo

17 de janeiro de 2026
SAC Feira de Santana terá atendimento exclusivo para idosos neste sábado

SAC Feira de Santana terá atendimento exclusivo para idosos neste sábado

17 de janeiro de 2026
Bahia tem tempo estável no interior e chuvas isoladas no litoral neste sábado

Bahia tem tempo estável no interior e chuvas isoladas no litoral neste sábado

17 de janeiro de 2026
Loterias Caixa mudam horário dos sorteios e ampliam prazo para apostas em todo o país

Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões no sorteio deste sábado

17 de janeiro de 2026

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Fé, cultura e música marcam a tradicional Festa de Reis de Tiquaruçu
  • Campeonato Baiano: Bahia e Galícia abrem a 3ª rodada; Bahia de Feira tenta recuperação no domingo
  • SAC Feira de Santana terá atendimento exclusivo para idosos neste sábado

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In