• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
sexta-feira, 10 outubro, 2025
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Renato Ribeiro
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Bahia

Crea-BA recebeu 30 tentativas de fraude com diplomas falsos nos últimos 3 anos

Renato Ribeiro Por Renato Ribeiro
16 de fevereiro de 2025
Em Bahia
0
Crea-BA recebeu 30 tentativas de fraude com diplomas falsos nos últimos 3 anos

Foto: Ascom Crea Bahia

0
Ações
4
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Conselho combate falsificação de documentos em nome da proteção à engenharia e às profissões técnicas

No início de 2025, o profissional Xerxes de Atalaia (nome fictício), engenheiro especializado em uma área da engenharia, procurou o Crea-BA com o objetivo de se registrar também em outra especialidade. O procedimento foi iniciado pelo setor responsável, a Coordenação de Registro e Cadastro, setor que, para dar continuidade ao processo, entrou em contato com a Universidade ABCDEF de Engenharia (nome fictício). Após a consulta, o Conselho recebeu da instituição de ensino a confirmação de que tanto o diploma quanto o histórico escolar apresentados por Xerxes não haviam sido emitidos por ela.

Você pode gostar também

Alba decide manter prisão do deputado Binho Galinha

Fábrica da BYD em Camaçari marca início da produção de carros elétricos no Brasil

Apenas 1 em cada 60 brasileiros usa trem ou metrô para ir ao trabalho, aponta IBGE

Essa foi uma tentativa, entre dezenas, de registro de diplomas falsos recebidos pelo Crea-BA. Nos últimos 3 anos, o Conselho enviou 30 ofícios à Polícia Federal a respeito da falsificação de documentação, 5 em 2024; 15 em 2023 e 10 em 2022.

O início do registro profissional no Conselho tem como primeiro passo o envio, pelo próprio usuário, de um formulário de solicitação acompanhado de toda a documentação relativa ao ensino e formação técnica, explica Fábio Barros, Coordenador de Registro e Cadastro do Crea-BA. “A partir daí, o Conselho vai comprovar a veracidade dessa documentação. E acabamos descobrindo tentativas de fraude”, pontua.

O coordenador relata que é dever do Crea-BA fazer a minuciosa checagem da formação profissional no pedido de registro. Na maioria das vezes, o próprio Conselho contata as instituições de ensino, mas também acontece das próprias universidades enviarem as listas com a relação dos profissionais formados. “Às vezes sofremos tentativa de registro por profissionais que não concluíram ainda o curso de fato, ou que são de um curso e querem registro de outro”.

Quando o Crea-BA recebe a negativa das instituições de ensino, o gabinete do Conselho envia um ofício à Polícia Federal relatando o ocorrido. “Já tivemos casos de profissionais que inventaram QR-Codes, falseando a verificação online. E se você não faz o contato com a universidade, não vai perceber que é falso. Tivemos casos também de criação de e-mail falso da faculdade, confirmando que o profissional havia finalizado o curso, e quando fomos verificar o e-mail não tinha sido enviado pela universidade”, pontua Fábio Barros.

Assim, cada tentativa de burla à segurança do exercício profissional desencadeia várias fases de checagem, demandando tempo e constante atualização e capacitação dos servidores do Conselho. “As fraudes estão ficando cada vez mais digitais e sofisticadas, o que demanda constante atualização nossa para manter a segurança e lisura do exercício profissional. E isso impacta no andamento dos outros processos, porque poderíamos estar tratando do registro do profissional regular de forma mais célere, mas estamos envolvidos em tratativas que demandam tempo”, pontua.

As tentativas de fraude acontecem tanto na capital quanto no interior, em universidades públicas e privadas, em cursos presenciais ou à distância, o que reforça que o impacto negativo vai muito além de onerar o Conselho. “Não é só uma questão de proteger a profissão regulamentada, mas também de assegurar que obras, projetos e serviços de engenharia, agronomia e geociências sejam realizados por profissionais devidamente qualificados e habilitados”, destaca Fábio Barros.

Delegada defende fortalecimento da fiscalização 

A delegada Ana Cláudia Spinelli, lotada na Superintendência de Polícia Federal no Estado da Bahia, detalha os delitos envolvidos na falsificação de diplomas e no envio de documentos falsos a órgãos como o Crea-BA. Segundo ela, esses casos se enquadram nos artigos 171 (estelionato) e 304 (uso de documento falso) do Código Penal Brasileiro (CPB), com penas que variam de 1 a 6 anos de reclusão, dependendo do crime.

O artigo 171, que trata de estelionato, prevê pena de 1 a 5 anos de reclusão, com um agravante de um terço no caso de autarquias, como o Crea-BA, por serem instituições de direito público. Já o artigo 304, que se refere ao uso de documentos falsificados ou alterados, prevê pena de 2 a 6 anos de reclusão. “Esses crimes são graves porque envolvem a tentativa de burlar a fiscalização e obter vantagens ilícitas, colocando em risco a segurança e a credibilidade de serviços essenciais”, explica a delegada.

Ana Claudia também menciona a Orientação nº 44 do Ministério Público Federal (MPF), que trata do arquivamento de investigações relacionadas ao uso de documentos falsos e tentativas de estelionato contra a Administração Pública. Segundo a orientação, quando a falsidade do documento é facilmente detectada pelo órgão fiscalizador e não há lesão ao patrimônio, é cabível o arquivamento do caso. “Isso ocorre porque a verificação prévia do órgão fiscalizador impede a consumação do delito. No entanto, cada caso é analisado individualmente, e há situações em que o inquérito pode prosseguir, especialmente se houver indícios de que o documento falso poderia ser utilizado com sucesso”, esclarece.

A delegada federal ressalta a importância de fortalecer os órgãos de fiscalização para evitar o cometimento desses crimes. “A atuação criteriosa dos órgãos de fiscalização, como o Crea-BA, é fundamental para impedir que esses delitos se consumem. Isso não só protege a sociedade, mas também permite que os órgãos de investigação concentrem esforços em crimes mais danosos à coletividade”, afirma. Ela ainda destaca que, em casos raros, quando o documento falso tem potencial para enganar, o inquérito pode ser encaminhado ao Ministério Público para a denúncia formal.

Ana Claudia reforça que a falsificação de diplomas e documentos não é apenas uma questão burocrática, mas um problema que afeta diretamente a segurança e a qualidade de serviços essenciais. “Quando um profissional exerce uma atividade sem a devida qualificação, coloca em risco obras, projetos e serviços. Além disso, desequilibra o mercado de trabalho, prejudicando os profissionais que atuam de forma regular e ética”, conclui.

Fonte: Mirela Portugal e Camila Fiúza

Postagem anterior

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 90 milhões

Próxima postagem

Turismo: 84% dos brasileiros consideram setor importante para criação de empregos

Renato Ribeiro

Renato Ribeiro

RelacionadoPostagens

Deputado estadual Binho Galinha se entrega ao MP e é preso na Bahia
Bahia

Alba decide manter prisão do deputado Binho Galinha

Por Portal
10 de outubro de 2025
Fábrica da BYD em Camaçari marca início da produção de carros elétricos no Brasil
Bahia

Fábrica da BYD em Camaçari marca início da produção de carros elétricos no Brasil

Por Renato Ribeiro
9 de outubro de 2025
Governo da Bahia lança Refis especial do IPVA com descontos de até 95% e perdão de débitos
Bahia

Apenas 1 em cada 60 brasileiros usa trem ou metrô para ir ao trabalho, aponta IBGE

Por Portal
9 de outubro de 2025
Deputado estadual Binho Galinha se entrega ao MP e é preso na Bahia
Bahia

Alba vota nesta sexta-feira se mantém prisão do deputado Binho Galinha

Por Portal
9 de outubro de 2025
SAC realiza atendimento exclusivo para emissão da nova identidade infantil neste sábado (11)
Bahia

SAC realiza atendimento exclusivo para emissão da nova identidade infantil neste sábado (11)

Por Portal
9 de outubro de 2025
Próxima postagem
Turismo representa 10% dos novos empregos na Bahia

Turismo: 84% dos brasileiros consideram setor importante para criação de empregos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

Com R$ 1,7 trilhão, PAC foca em moradia, mobilidade urbana e energia

Lula anuncia novo modelo de crédito imobiliário com foco na classe média

10 de outubro de 2025
Trump promete trégua em tarifas, e China e EUA chegam a acordo para retomar negociações comerciais

Trump ameaça novas tarifas contra a China e cancela encontro com Xi Jinping

10 de outubro de 2025
Parques da Lagoa e da Cidade estarão fechados no feriado de Finados

Parque da Cidade recebe o Brinca Feira neste domingo em comemoração ao Dia das Crianças

10 de outubro de 2025
Deputado estadual Binho Galinha se entrega ao MP e é preso na Bahia

Alba decide manter prisão do deputado Binho Galinha

10 de outubro de 2025
Polícia Civil apreende armas e munições e prende dois homens por manutenção ilegal de armamentos em Feira de Santana

Polícia Civil apreende armas e munições e prende dois homens por manutenção ilegal de armamentos em Feira de Santana

10 de outubro de 2025

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Lula anuncia novo modelo de crédito imobiliário com foco na classe média
  • Trump ameaça novas tarifas contra a China e cancela encontro com Xi Jinping
  • Parque da Cidade recebe o Brinca Feira neste domingo em comemoração ao Dia das Crianças

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In