Volume registrado chega a 157 milímetros e favorece agricultura, sem causar impactos urbanos
O mês de maio começou com força total em Feira de Santana. Até agora, já choveu mais do que o dobro da média histórica para este período: foram 157 milímetros acumulados, contra os 68 milímetros esperados, segundo dados do site Clima Tempo.
Tradicionalmente, maio é o mês mais chuvoso do ano na região, com uma média de 12 dias de precipitação. Na outra ponta do calendário, outubro costuma ser o mais seco. Apesar do alto volume registrado, a boa notícia é que as chuvas foram bem distribuídas ao longo dos dias, evitando transtornos como alagamentos, enxurradas ou deslizamentos.
Diferente de anos anteriores, quando temporais intensos em curtos intervalos de tempo causaram prejuízos urbanos, o cenário atual é de tranquilidade nas ruas e de alívio para o campo. O clima tem sido extremamente favorável ao plantio de milho e feijão, cujas colheitas ocorrem entre junho e agosto.
As lavouras de mandioca também estão sendo beneficiadas com o solo mais úmido, o que deve impactar positivamente a produtividade agrícola da região nos próximos meses. Para os próximos dias, a previsão é de pancadas isoladas e fracas, mantendo o ritmo moderado das chuvas.
Fonte: Redação com informações da Secom