Programação inclui rodas de conversa com professores e familiares e reforça importância do diagnóstico e acolhimento nas escolas
O Centro Municipal de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, em Feira de Santana, está promovendo, entre os dias 4 e 8 de agosto, a Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A iniciativa tem como objetivo sensibilizar professores e familiares sobre a importância do diagnóstico precoce e das práticas pedagógicas inclusivas para estudantes com o transtorno ou com suspeita dele.
A programação da quinta-feira (7) foi marcada por duas rodas de conversa. Pela manhã, o diálogo envolveu professores do Centro e da rede municipal. À tarde, o foco foi nos familiares dos estudantes acompanhados pela unidade. O objetivo é quebrar preconceitos, promover o acolhimento e fortalecer o vínculo entre escola e família.
“Essa é uma semana que institucionalizamos no Centro para alcançar professores e famílias. Queremos tornar pública a necessidade de termos um olhar mais sensível para essas crianças e adolescentes”, afirmou Paula Costa, pedagoga e psicopedagoga da unidade.
TDAH: mais presente nas salas de aula
Segundo a equipe pedagógica, o número de estudantes com diagnóstico de TDAH — ou com sinais evidentes, mas sem avaliação formal — tem aumentado. Por isso, o Centro organizou atividades como acolhimentos, estudos de caso, reflexões em grupo e trocas de experiências com base em situações vividas na rotina escolar.
Durante os encontros, foram abordadas características do transtorno, como desatenção, impulsividade e hiperatividade, com foco em estratégias para identificá-las e enfrentá-las no contexto escolar e familiar.
“A desatenção não é falta de vontade, mas uma dificuldade involuntária de concentração. Esses estudantes precisam de apoio, não de punição”, reforçou Paula.
Formação para professores e escuta ativa às famílias
A quinta-feira foi escolhida estrategicamente para a realização das rodas de conversa, por se tratar de um dia sem atendimentos regulares — reservado à carga horária dos docentes. A ação permitiu a participação de professores tanto das salas de recursos quanto das turmas comuns da rede municipal, ampliando o alcance da mobilização.
A atividade integra a Semana Nacional de Conscientização sobre o TDAH, estabelecida pela Lei nº 14.420/2022, que prevê ações educativas em todo o país na primeira semana de agosto.
Atendimento especializado e apoio integral
O Centro oferece acompanhamento pedagógico e psicopedagógico a estudantes com diferentes necessidades educacionais específicas. Quando há suspeita de TDAH, o processo se inicia a partir de um relatório da escola, que passa por triagem, avaliação e, se necessário, encaminhamento à rede de saúde.
Além disso, o local realiza orientações às famílias, encontros formativos e momentos de escuta, promovendo o manejo adequado também no ambiente familiar.
“Ser mãe de dois filhos com TDAH mudou minha prática como professora. Aqui no Centro, buscamos adaptar os métodos e oferecer apoio com responsabilidade e escuta sensível”, compartilhou Vanuza Pinto, pedagoga da unidade.
Ela reforça que o trabalho vai além da técnica, e que a missão da equipe é garantir o direito de aprender e de pertencer ao ambiente escolar.
“Queremos inclusão de verdade. Para isso, precisamos do envolvimento das escolas, dos professores e, principalmente, das famílias”, completou.
A programação segue até sexta-feira (8), com atividades voltadas à formação interna da equipe e fortalecimento da atuação inclusiva nas escolas municipais.
Fonte: Redação com informações da Secom