A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai apresentar nesta quarta-feira (1º), às 10h, na sede da entidade no Rio de Janeiro, o novo calendário do futebol brasileiro para 2026. A reformulação busca reduzir os apertos no cronograma e otimizar o formato das competições nacionais.
Copa do Brasil terá final em sede neutra
Segundo informações do colunista Rodrigo Mattos, do portal UOL, uma das principais mudanças será na Copa do Brasil, cuja final passará a ser disputada em jogo único, em sede neutra. As fases iniciais também terão jogo único, com exceção das oitavas de final em diante, que seguirão com partidas de ida e volta.
Brasileirão será antecipado e Estaduais reduzidos
O Campeonato Brasileiro (Série A) deve ser antecipado para o início da temporada, enquanto os campeonatos estaduais terão redução de datas, passando de 16 para 11 rodadas.
Séries C e D terão mais clubes
A Série C pode ser ampliada de 20 para 28 clubes, e a Série D deve passar de 64 para 96 times, promovendo maior inclusão de equipes regionais e fortalecimento da base do futebol nacional.
As mudanças serão detalhadas pelo presidente da CBF, Samir Xaud, que já havia sinalizado a intenção de reorganizar o calendário para atender melhor clubes, atletas e torcedores.
Redação