• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
quinta-feira, 9 outubro, 2025
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Renato Ribeiro
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Bahia

Candidatos ao governo da BA gastaram quase 3000% a mais com impulsionamentos na internet

Portal Por Portal
30 de outubro de 2022
Em Bahia, Eleições
0
O que as redes sociais pretendem fazer contra as fake news na eleição

Foto: Alessandro Feitosa Jr/G1

0
Ações
0
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Nas eleições deste ano, os gastos dos candidatos ao governo do estado com o impulsionamento de conteúdos na internet tiveram aumento de 2.959%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponíveis no portal de candidaturas e contas eleitorais.

Os dados foram coletados na sexta-feira (28), e os candidatos têm 30 dias após as eleições para prestar a conta final à Justiça Eleitoral.

Você pode gostar também

Apenas 1 em cada 60 brasileiros usa trem ou metrô para ir ao trabalho, aponta IBGE

Alba vota nesta sexta-feira se mantém prisão do deputado Binho Galinha

SAC realiza atendimento exclusivo para emissão da nova identidade infantil neste sábado (11)

Em 2018, os candidatos ao governo do estado que utilizaram essa modalidade de publicidade, investiram R$ 43.500. Este ano, o custo foi de R$ 1.330.796 declarados.

De acordo com o TSE, o gasto total dos candidatos ao governo do estado com campanhas ultrapassa R$ 33,2 milhões. A campanha deste ano é considerada 91,6% mais cara que a de 2018, que custou cerca de R$ 17,3 milhões.

Os dados apontam uma mudança de estratégia das campanhas nos meios digitais. Em 2018, os gastos com criação e instalações de páginas de internet foram maiores que agora.

Com um maior uso das redes sociais, os investimentos em desenvolvimento de páginas de internet tiveram queda de 55% (de R$38.800 em 2018, para R$17.632 em 2022). Desse modo, foi reduzido o investimento em páginas próprias, porém, em contrapartida, houve aumento do impulsionamento em redes sociais.

“Essa queda nos gastos com criação de páginas de internet do candidato, pode ser explicada pelo fato de que este canal tem pouca influência na decisão de voto, na medida em que retém muito pouco a atenção seletiva dos eleitores. Assim, nas estratégias de campanha são considerados como de menor importância”, explica o professor Francis José Pereira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que atua nas áreas de comunicação e mercado e assessoria de comunicação.

Pereira explica que o uso maior de redes sociais acabou impulsionado para propagar e desmentir fake news.

“Foi neste ambiente que as grandes disputas em torno da opinião pública, em favor ou não de um candidato, foram registradas. Muito se precisou investir para combater as fake news. Tanto se gastou para criar e propagar fake news quanto se gastou para desmentir, e, neste contexto, o ambiente das redes sociais foi o mais utilizado para estas ações.”

Gasto com material impresso

Apesar do maior investimento do impulsionamento nas redes sociais, os gastos dos candidatos ao governo do estado com materiais impressos não diminuíram nas eleições deste ano.

Juntos, os candidatos ao governo do Estado esse ano investiram R$ 11.164.337,86 com publicidade por meio de material impresso como santinhos, cartazes e panfletos. O valor investido neste tipo de material, esse ano, é 673% maior que os R$ 1.444.870,82 de 2018.

Os adesivos utilizados nas campanhas também conferiram um aumento no gasto das campanhas deste ano. Em relação a 2018, o aumento foi de 27% (esse ano, R$1.461.621,15, contra R$ 1.148.377,98 na eleição passada).

Na era digital, o uso desse material impresso é considerado muito significativo e, de acordo com o especialista, pode ser explicado por uma busca de eleitores de baixa renda em ações como carreatas e caminhadas.

“Quanto mais foco no eleitor de baixa renda, maior a tendência da utilização deste tipo de material impresso, mesmo com toda tecnologia disponível, como o uso do celular, que, neste ano, teve mais restrição no momento do voto. O impresso funciona mais fortemente neste público”, destaca o professor José Pereira.

Confira as despesas detalhadas por candidato ao governo do estado:

ACM Neto (União Brasil)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 731.000,00
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 0
  • Publicidade por material impresso: R$ 9.369.340,06
  • Publicidade por adesivos: R$ 0

 

Jerônimo Rodrigues (PT)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 500.000,00
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 0
  • Publicidade por material impresso: R$ 1.240.267,80
  • Publicidade por adesivos: R$ 669.300,00

 

João Roma (PL)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 94.796,00
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 17.032,00
  • Publicidade por material impresso: R$ 524.790,00
  • Publicidade por adesivos: R$ 792.321,15

 

Kleber Rosa (PSOL)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 5.000,00
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 600,00
  • Publicidade por material impresso: R$ 28.840,00
  • Publicidade por adesivos: R$ 0

 

Giovani Damico (PCB)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 0
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 0
  • Publicidade por material impresso: R$ 1.100,00
  • Publicidade por adesivos: R$ 0

 

Fonte G1/Bahia

Postagem anterior

Eleitores vão às urnas neste domingo para o segundo turno

Próxima postagem

Votação para presidente já se encerrou em países da Ásia e Oceania

Portal

Portal

RelacionadoPostagens

Governo da Bahia lança Refis especial do IPVA com descontos de até 95% e perdão de débitos
Bahia

Apenas 1 em cada 60 brasileiros usa trem ou metrô para ir ao trabalho, aponta IBGE

Por Portal
9 de outubro de 2025
Deputado estadual Binho Galinha se entrega ao MP e é preso na Bahia
Bahia

Alba vota nesta sexta-feira se mantém prisão do deputado Binho Galinha

Por Portal
9 de outubro de 2025
SAC realiza atendimento exclusivo para emissão da nova identidade infantil neste sábado (11)
Bahia

SAC realiza atendimento exclusivo para emissão da nova identidade infantil neste sábado (11)

Por Portal
9 de outubro de 2025
Lula reage a tarifa de Trump e diz que Brasil “não aceitará imposições”
Brasil

Lula afirma que está fazendo mais pelo Brasil do que em seus governos anteriores

Por Portal
9 de outubro de 2025
MPT investiga condições de saúde e segurança do trabalho na BYD em Camaçari
Bahia

Primeira fábrica de carros elétricos e híbridos do Brasil é inaugurada em Camaçari

Por Renato Ribeiro
9 de outubro de 2025
Próxima postagem
Eleições 2022: confira a ordem de votação na urna eletrônica

Votação para presidente já se encerrou em países da Ásia e Oceania

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

Governo da Bahia lança Refis especial do IPVA com descontos de até 95% e perdão de débitos

Apenas 1 em cada 60 brasileiros usa trem ou metrô para ir ao trabalho, aponta IBGE

9 de outubro de 2025
Deputado estadual Binho Galinha se entrega ao MP e é preso na Bahia

Alba vota nesta sexta-feira se mantém prisão do deputado Binho Galinha

9 de outubro de 2025
Feira de Santana recebe cinco novos ônibus climatizados com acessibilidade para a região da Artêmia Pires

Feira de Santana recebe cinco novos ônibus climatizados com acessibilidade para a região da Artêmia Pires

9 de outubro de 2025
SAC realiza atendimento exclusivo para emissão da nova identidade infantil neste sábado (11)

SAC realiza atendimento exclusivo para emissão da nova identidade infantil neste sábado (11)

9 de outubro de 2025
Lula reage a tarifa de Trump e diz que Brasil “não aceitará imposições”

Lula afirma que está fazendo mais pelo Brasil do que em seus governos anteriores

9 de outubro de 2025

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Apenas 1 em cada 60 brasileiros usa trem ou metrô para ir ao trabalho, aponta IBGE
  • Alba vota nesta sexta-feira se mantém prisão do deputado Binho Galinha
  • Feira de Santana recebe cinco novos ônibus climatizados com acessibilidade para a região da Artêmia Pires

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In