• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
domingo, 22 junho, 2025
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Renato Ribeiro
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Bahia

Candidatos ao governo da BA gastaram quase 3000% a mais com impulsionamentos na internet

Portal Por Portal
30 de outubro de 2022
Em Bahia, Eleições
0
O que as redes sociais pretendem fazer contra as fake news na eleição

Foto: Alessandro Feitosa Jr/G1

0
Ações
0
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Nas eleições deste ano, os gastos dos candidatos ao governo do estado com o impulsionamento de conteúdos na internet tiveram aumento de 2.959%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponíveis no portal de candidaturas e contas eleitorais.

Os dados foram coletados na sexta-feira (28), e os candidatos têm 30 dias após as eleições para prestar a conta final à Justiça Eleitoral.

Você pode gostar também

Criança cai de roda gigante durante festa de São João em Ipirá

Ônibus tomba na BA-120 em Ibirataia e deixa três mortos, incluindo uma criança

Oito pessoas morrem em queda de balão em Santa Catarina: três vítimas foram encontradas abraçadas dentro do cesto

Em 2018, os candidatos ao governo do estado que utilizaram essa modalidade de publicidade, investiram R$ 43.500. Este ano, o custo foi de R$ 1.330.796 declarados.

De acordo com o TSE, o gasto total dos candidatos ao governo do estado com campanhas ultrapassa R$ 33,2 milhões. A campanha deste ano é considerada 91,6% mais cara que a de 2018, que custou cerca de R$ 17,3 milhões.

Os dados apontam uma mudança de estratégia das campanhas nos meios digitais. Em 2018, os gastos com criação e instalações de páginas de internet foram maiores que agora.

Com um maior uso das redes sociais, os investimentos em desenvolvimento de páginas de internet tiveram queda de 55% (de R$38.800 em 2018, para R$17.632 em 2022). Desse modo, foi reduzido o investimento em páginas próprias, porém, em contrapartida, houve aumento do impulsionamento em redes sociais.

“Essa queda nos gastos com criação de páginas de internet do candidato, pode ser explicada pelo fato de que este canal tem pouca influência na decisão de voto, na medida em que retém muito pouco a atenção seletiva dos eleitores. Assim, nas estratégias de campanha são considerados como de menor importância”, explica o professor Francis José Pereira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que atua nas áreas de comunicação e mercado e assessoria de comunicação.

Pereira explica que o uso maior de redes sociais acabou impulsionado para propagar e desmentir fake news.

“Foi neste ambiente que as grandes disputas em torno da opinião pública, em favor ou não de um candidato, foram registradas. Muito se precisou investir para combater as fake news. Tanto se gastou para criar e propagar fake news quanto se gastou para desmentir, e, neste contexto, o ambiente das redes sociais foi o mais utilizado para estas ações.”

Gasto com material impresso

Apesar do maior investimento do impulsionamento nas redes sociais, os gastos dos candidatos ao governo do estado com materiais impressos não diminuíram nas eleições deste ano.

Juntos, os candidatos ao governo do Estado esse ano investiram R$ 11.164.337,86 com publicidade por meio de material impresso como santinhos, cartazes e panfletos. O valor investido neste tipo de material, esse ano, é 673% maior que os R$ 1.444.870,82 de 2018.

Os adesivos utilizados nas campanhas também conferiram um aumento no gasto das campanhas deste ano. Em relação a 2018, o aumento foi de 27% (esse ano, R$1.461.621,15, contra R$ 1.148.377,98 na eleição passada).

Na era digital, o uso desse material impresso é considerado muito significativo e, de acordo com o especialista, pode ser explicado por uma busca de eleitores de baixa renda em ações como carreatas e caminhadas.

“Quanto mais foco no eleitor de baixa renda, maior a tendência da utilização deste tipo de material impresso, mesmo com toda tecnologia disponível, como o uso do celular, que, neste ano, teve mais restrição no momento do voto. O impresso funciona mais fortemente neste público”, destaca o professor José Pereira.

Confira as despesas detalhadas por candidato ao governo do estado:

ACM Neto (União Brasil)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 731.000,00
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 0
  • Publicidade por material impresso: R$ 9.369.340,06
  • Publicidade por adesivos: R$ 0

 

Jerônimo Rodrigues (PT)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 500.000,00
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 0
  • Publicidade por material impresso: R$ 1.240.267,80
  • Publicidade por adesivos: R$ 669.300,00

 

João Roma (PL)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 94.796,00
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 17.032,00
  • Publicidade por material impresso: R$ 524.790,00
  • Publicidade por adesivos: R$ 792.321,15

 

Kleber Rosa (PSOL)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 5.000,00
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 600,00
  • Publicidade por material impresso: R$ 28.840,00
  • Publicidade por adesivos: R$ 0

 

Giovani Damico (PCB)

 

  • Impulsionamento de conteúdos: R$ 0
  • Criação e inclusão de páginas na internet: R$ 0
  • Publicidade por material impresso: R$ 1.100,00
  • Publicidade por adesivos: R$ 0

 

Fonte G1/Bahia

Postagem anterior

Eleitores vão às urnas neste domingo para o segundo turno

Próxima postagem

Votação para presidente já se encerrou em países da Ásia e Oceania

Portal

Portal

RelacionadoPostagens

Criança cai de roda gigante durante festa de São João em Ipirá
Bahia

Criança cai de roda gigante durante festa de São João em Ipirá

Por Renato Ribeiro
22 de junho de 2025
Ônibus tomba na BA-120 em Ibirataia e deixa três mortos, incluindo uma criança
Acidentes

Ônibus tomba na BA-120 em Ibirataia e deixa três mortos, incluindo uma criança

Por Renato Ribeiro
21 de junho de 2025
Oito pessoas morrem em queda de balão em Santa Catarina: três vítimas foram encontradas abraçadas dentro do cesto
Acidentes

Oito pessoas morrem em queda de balão em Santa Catarina: três vítimas foram encontradas abraçadas dentro do cesto

Por Renato Ribeiro
21 de junho de 2025
Mega da Virada teve arrecadação recorde de mais de R$ 1 bilhão
Bahia

Apostador de Salvador acerta os 20 números da Lotomania e fatura mais de R$ 11 milhões

Por Portal
21 de junho de 2025
Operação São João 2025 encontra irregularidades em produtos típicos das festas juninas na Bahia
Bahia

Operação São João 2025 encontra irregularidades em produtos típicos das festas juninas na Bahia

Por Portal
21 de junho de 2025
Próxima postagem
Eleições 2022: confira a ordem de votação na urna eletrônica

Votação para presidente já se encerrou em países da Ásia e Oceania

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

Homem é preso após fugir da polícia com moto roubada durante festa de São João em Tanquinho

Homem é preso após fugir da polícia com moto roubada durante festa de São João em Tanquinho

22 de junho de 2025
Irã acusa os EUA de violação grave após ataque a usinas nucleares e promete resposta

Irã acusa os EUA de violação grave após ataque a usinas nucleares e promete resposta

22 de junho de 2025
Complexo eólico na Bahia vai abastecer 1,37 milhão de domicílios

Energia limpa ganha força na indústria brasileira: quase metade das empresas já adota fontes renováveis

22 de junho de 2025
Criança cai de roda gigante durante festa de São João em Ipirá

Criança cai de roda gigante durante festa de São João em Ipirá

22 de junho de 2025
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai a R$ 47 milhões

Apostador de Minas Gerais leva sozinho prêmio de R$ 127 milhões na Mega-Sena

22 de junho de 2025

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Homem é preso após fugir da polícia com moto roubada durante festa de São João em Tanquinho
  • Irã acusa os EUA de violação grave após ataque a usinas nucleares e promete resposta
  • Energia limpa ganha força na indústria brasileira: quase metade das empresas já adota fontes renováveis

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In