Com dificuldades causadas pela altitude e pela forte marcação venezuelana, Seleção estreia com vitória por 2 a 0 e assume a vice-liderança do Grupo B
A Seleção Brasileira Feminina estreou com o pé direito na Copa América, ao vencer a Venezuela por 2 a 0, neste domingo (13), em Quito, no Equador. Os gols foram marcados por Amanda Gutierres, ainda no primeiro tempo, e Duda Sampaio, já nos minutos finais da etapa complementar.
Apesar da vitória, o jogo foi de superação. Além da altitude da capital equatoriana, que afetou a performance do time, o Brasil enfrentou um adversário bem postado em campo e comandado pelo técnico brasileiro Ricardo Belli. A Venezuela chegou a dominar as ações iniciais e acumulou cinco finalizações até a metade do primeiro tempo, enquanto a equipe comandada por Arthur Elias ainda buscava se adaptar às condições adversas.
Aos 34 minutos, a pressão venezuelana cedeu espaço a um lance de inteligência do Brasil. A zagueira Isa Hass fez um lançamento preciso para Gio, que entrou em velocidade e cruzou para Amanda Gutierres empurrar para o gol vazio, abrindo o placar e aliviando a tensão brasileira.
No segundo tempo, o Brasil assumiu o controle da posse de bola, mas seguiu encontrando dificuldades para furar o bloqueio defensivo venezuelano. O jogo só voltou a ganhar emoção nos minutos finais, quando Duda Sampaio apareceu como elemento surpresa. Primeiro, a camisa 5 criou boa chance ao deixar Dudinha na cara do gol, mas a goleira Cáceres salvou. Na sequência, Duda aproveitou sobra dentro da área e finalizou cruzado, decretando a vitória por 2 a 0.
Com o resultado, o Brasil ocupa a segunda posição do Grupo B, atrás do Paraguai, que venceu a Bolívia por 4 a 0. A próxima partida da Amarelinha será justamente contra as bolivianas, nesta quarta-feira (16), às 18h, com transmissão ao vivo.
Fonte: Redação com informações da CBF