Chuvas no Rio Grande do Sul impactaram resultado nacional; Bahia está entre os oito estados com menor índice
O Brasil registrou 59,2% de crianças alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental nas escolas públicas em 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). O índice ficou abaixo da meta de 60% estipulada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
A avaliação foi aplicada por estados e municípios entre outubro e novembro de 2023 e envolveu 2 milhões de estudantes de 42 mil escolas, em 5.450 municípios. Segundo o ministro Camilo Santana, o resultado foi fortemente impactado pelas chuvas no Rio Grande do Sul, que derrubaram o índice estadual de alfabetização de 63,4% para 44,7%, impedindo o alcance da meta nacional.
“Se o Rio Grande do Sul tivesse mantido o percentual de 2023, teríamos superado a meta. A situação de calamidade prejudicou o desempenho”, afirmou o ministro.
Estados com melhor e pior desempenho
O estado com maior índice de alfabetização foi o Ceará, com 85,3% de crianças alfabetizadas — superando inclusive a meta nacional prevista para 2030. Também alcançaram bons resultados:
- Goiás: 72,7%
- Minas Gerais: 72,1%
- Espírito Santo: 71,7%
- Paraná: 70,4%
Já oito estados apresentaram menos da metade das crianças alfabetizadas, com destaque negativo para a Bahia, que registrou apenas 36%:
- Amazonas: 49,2%
- Alagoas: 48,6%
- Pará: 48,2%
- Amapá: 46,6%
- Rio Grande do Sul: 44,7%
- Rio Grande do Norte: 39,3%
- Sergipe: 38,4%
- Bahia: 36%
Apenas Roraima não participou da avaliação em 2024. Das 26 unidades da federação, 11 alcançaram a meta. No total, 58% dos municípios brasileiros conseguiram melhorar seus índices, e 53% bateram a meta estabelecida para este ano.
Critérios de avaliação
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são consideradas alfabetizadas as crianças capazes de:
- Ler pequenos textos e entender informações básicas;
- Tirar conclusões a partir de materiais visuais, como tirinhas e HQs;
- Escrever textos simples, como bilhetes e convites, ainda que com alguns erros ortográficos.
Foco nos territórios prioritários
O MEC informou que tem intensificado ações nos estados e municípios com piores resultados, como a Bahia e o Amazonas. Técnicos do ministério têm realizado visitas presenciais, além de reuniões semanais com as redes locais.
“Temos uma lista das escolas e municípios prioritários, com ações personalizadas em cada região”, explicou Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC.
A expectativa do governo é que o índice de alfabetização avance 5 pontos percentuais em 2025, alcançando a meta de 64%. Para 2030, a previsão é atingir mais de 80% de crianças alfabetizadas até o 2º ano.
Educação como política de Estado
O ministro Camilo Santana defendeu que a alfabetização infantil seja tratada como uma prioridade nacional permanente:
“A educação precisa ser uma política de Estado, não de governo. O futuro do país depende disso.”
Além do foco na alfabetização, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada também prevê a recuperação da aprendizagem dos alunos do 3º ao 5º ano, afetados pela pandemia de covid-19.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil