Os pugilistas brasileiros brilharam na etapa da Copa do Mundo de Boxe, em Astana, no Cazaquistão, e garantiram cinco vagas nas finais, que acontecem neste domingo (6). Ao todo, seis atletas do Brasil disputaram as semifinais neste sábado (5), com cinco vitórias e uma medalha de bronze.
No masculino, Luiz Oliveira, o Bolinha, avançou à final na categoria até 60 kg, enquanto Yuri Falcão e Kaian Reis também confirmaram presença na disputa pelo ouro em suas categorias.
No feminino, Rebeca Santos e Jucielen Romeu venceram seus combates e garantiram vaga nas finais, enfrentando adversárias de diferentes países. Já Caroline Almeida foi superada na semifinal e ficou com a medalha de bronze, após uma campanha consistente no torneio.
A etapa em Astana faz parte do calendário oficial da World Boxing, nova federação internacional criada em 2023 após a saída da antiga IBA. Esta é a terceira etapa da Copa do Mundo em 2025 — as próximas edições serão realizadas em Liverpool, na Inglaterra, e em Nova Délhi, na Índia.
O desempenho expressivo dos brasileiros reforça o crescimento da modalidade no país e a expectativa por bons resultados nos Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas.
Redação