O futebol baiano está prestes a dar um salto tecnológico. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) incluiu o Barradão e a Arena Fonte Nova no cronograma de vistorias técnicas para a implantação do sistema de impedimento semiautomático.
Segundo a entidade, a empresa Genius Sports, responsável pela tecnologia (a mesma usada na Premier League), visitará os dois estádios ainda neste mês de dezembro. O objetivo é analisar a estrutura para definir onde as câmeras e sensores serão instalados.
O que muda? A tecnologia promete acabar com a demora na traçagem das linhas do VAR e aumentar a precisão nas marcações de impedimento. “A implementação é um passo importante para tornar o futebol mais justo e preciso”, afirmou Samir Xaud, presidente da CBF.
Cronograma Além das arenas de Bahia e Vitória, estádios como Mineirão e Arena MRV também serão vistoriados agora em dezembro. A fase de testes ocorrerá ao longo de 2025, com a expectativa de que o sistema esteja operando oficialmente no Campeonato Brasileiro de 2026.
Com a inclusão na fase inicial do projeto, Salvador se confirma como uma das praças mais importantes para a modernização da arbitragem nacional.
Redação











