Doze pugilistas do estado integram grupo de olho nas Olimpíadas de Los Angeles 2028
A Bahia reafirma sua força no boxe olímpico nacional. Ao todo, 12 pugilistas baianos foram convocados para compor a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico 2026, com foco no ciclo rumo às Olimpíadas de Los Angeles 2028. Os atletas serão incorporados ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE), em São Paulo, a partir do dia 5 de janeiro.
Com o maior número de convocados entre todos os estados, a Bahia consolida sua tradição e protagonismo na modalidade.🥊 Boxe baiano em destaque — Atletas do estado formam a maior delegação da Seleção Brasileira no novo ciclo olímpico.
🇧🇷 Atletas baianos convocados
Os pugilistas selecionados para a Seleção Brasileira são:
- Ramon Santos (60kg)
- Ruan Santos (65kg)
- Kaian Oliveira (70kg)
- Isaías dos Santos (90kg)
- Joel Ramos (+90kg)
- Ícaro Luan (65kg)
- Claudio Santos (80kg)
- Jéssica Dias (57kg)
- Haziel Krishna (65kg)
- Adriele Caroline (65kg)
- Viviane dos Santos (75kg)
🏆 Reconhecimento ao desempenho da Bahia
Para o presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia), Joilson Santana, a expressiva convocação é reflexo direto do desempenho dos atletas baianos nas competições nacionais.
“Eles vão para a Seleção, onde treinam e participam de torneios classificatórios até as Olimpíadas. A ideia é termos cada vez mais representantes nossos nos Jogos. Isso é resultado, sobretudo, do apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb”, destacou.
🥇 Destaque no Brasileiro de Boxe Elite 2025
A convocação também é impulsionada pelo excelente resultado da delegação baiana no Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Masculino e Feminino 2025, realizado em maio, em Foz do Iguaçu (PR).
A equipe conquistou o título geral por estados e oito medalhas:
- Seis ouros: Bárbara Santos (-70kg), Joel Ramos (+90kg), Kaian Oliveira (70kg), Samuel Rosa (-65kg), Tatiana Chagas (-54kg) e Viviane dos Santos (75kg)
- Duas pratas: Haziel Krishna e Keno Marley
A medalha de prata de Haziel não foi disputada em final por conta de uma lesão, mas a atleta celebrou a convocação como um marco em sua trajetória.
💬 Emoção e gratidão
“A emoção é de gratidão, felicidade e até um pouco de ansiedade pelo novo. Estou mais próxima dos meus objetivos e do meu propósito. Representar meu estado e meu país é algo imenso. Não chegamos sozinhos, temos apoio”, afirmou Haziel.
Haziel é beneficiária do programa Bolsa Esporte, assim como Ícaro, Isaías, Joel, Ramon e Viviane.
🤝 Apoio que transforma resultados
A pugilista também ressaltou a importância do investimento público para a manutenção dos atletas no alto rendimento.
“Sem apoio e investimento, não chegamos onde queremos. A Sudesb, com o Bolsa Esporte e a concessão de passagens aéreas, mantém nossos sonhos vivos”, concluiu.
Fonte: Ascom/Sudesb











