O Governo da Bahia lançou nesta sexta-feira (12) o Baralho Lilás, uma ferramenta inédita no Brasil, focada no fortalecimento do combate à violência contra a mulher. O novo instrumento de inteligência policial e mobilização social foi instituído para auxiliar na localização de foragidos da Justiça que cometeram crimes de gênero.
A solenidade de lançamento ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos secretários Marcelo Werner (Segurança Pública – SSP) e Neusa Cadore (Políticas para as Mulheres – SPM).
🃏 16 Cartas com Procurados por Crimes de Gênero
O Baralho Lilás funcionará como uma lista de prioridade de captura, exibindo os nomes e fotos de 16 foragidos procurados por crimes praticados na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado.
As imagens e informações dos criminosos estarão expostas na internet, permitindo que a população atue como um agente de apoio à polícia na localização desses indivíduos.
- Colaboração: A população pode auxiliar a polícia na localização dos foragidos da Justiça através do Disque Denúncia da SSP, pelo telefone 181. A denúncia é anônima e sigilosa.
Reforço na Rede de Acolhimento
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que o Baralho Lilás integra uma série de ações do governo para proteger as vítimas. Ele informou que, nos últimos três anos, o estado inaugurou 20 Delegacias e Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs e NEAMs), além de Salas Lilás, visando oferecer maior acolhimento e suporte às vítimas.
A iniciativa coloca a Bahia na vanguarda das estratégias de segurança pública, utilizando ferramentas visuais de alto impacto, como o já conhecido “Baralho do Crime”, para focar na captura de agressores e feminicidas.
Redação











