Tricolor domina a final na Arena Fonte Nova, vence por 5 a 0 e levanta a taça com 9 a 1 no agregado
O Bahia escreveu, neste sábado (6), mais um capítulo histórico na sua trajetória no futebol nordestino. Com uma atuação avassaladora, o Esquadrão de Aço goleou o Confiança por 5 a 0, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da final da Copa do Nordeste 2025, e se tornou o primeiro clube a conquistar cinco títulos da competição.
Com gols de Tiago (3), Lucho Rodríguez e Rezende, todos no primeiro tempo, o Tricolor repetiu o domínio apresentado na ida, quando já havia vencido por 4 a 1, em Aracaju. No agregado, o placar terminou 9 a 1 – a maior goleada combinada da história das finais do Nordestão.
“Ser pentacampeão e de forma invicta é algo que vai ficar marcado para sempre na história do Bahia e de cada jogador. Nossa torcida merece muito”, declarou Tiago, grande destaque da final com um hat-trick.
Com o título, o Bahia se isola como maior campeão da Copa do Nordeste, deixando o rival Vitória para trás, que tem quatro conquistas.
Primeiro tempo de domínio absoluto
Com o estádio lotado e uma atmosfera de festa, o Bahia começou a partida pressionando desde os primeiros minutos, sem dar espaço ao Confiança. A postura agressiva logo se transformou em gols.
- Aos 4 minutos, Tiago abriu o placar após cruzamento de Rodrigo Nestor: Bahia 1×0 Confiança.
- Aos 10, foi a vez de Lucho Rodríguez ampliar com um belo chute de primeira, após assistência de Iago Borduchi: Bahia 2×0.
- Aos 17, após escanteio, Rezende marcou o terceiro desviando a bola para o fundo das redes: Bahia 3×0.
- Aos 36, Tiago voltou a brilhar, desta vez de cabeça, após cruzamento perfeito de Iago Borduchi: Bahia 4×0.
- Aos 40, em jogada rápida, Tiago disparou em velocidade e marcou seu terceiro gol na partida, fechando o placar do primeiro tempo: Bahia 5×0.
O Confiança ainda tentou reagir, mas só finalizou com perigo aos 16 minutos, em chute de Luiz Otávio, sem grandes dificuldades para o goleiro Ronaldo. Aos 45, Rodrigo Nestor quase marcou o sexto, acertando a trave.
Segundo tempo de controle e festa
Com a vitória encaminhada, o Bahia voltou do intervalo mantendo a posse de bola e administrando a vantagem. O técnico Rogério Ceni não promoveu alterações no intervalo, enquanto o Confiança fez três mudanças para tentar equilibrar o jogo.
Aos 26 minutos, o goleiro Ronaldo deixou o gramado para dar lugar a Danilo Fernandes, sendo ovacionado pela torcida, em um momento emocionante na Arena Fonte Nova.
O Bahia seguiu controlando a partida até o apito final, sem permitir qualquer reação do adversário.
Bahia já pensa na Copa do Brasil
Agora, o Tricolor vira a chave e foca na Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (10), às 19h, a equipe enfrenta o Fluminense, no Maracanã, pelo jogo de volta das quartas de final.
Como venceu o primeiro duelo em Salvador, o Bahia joga pelo empate. Caso o time carioca vença por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Para se classificar no tempo normal, o Fluminense precisa ganhar por dois gols de vantagem.
Ficha técnica
Bahia 5×0 Confiança (placar agregado: 9×1)
Copa do Nordeste – Final (jogo de volta)
- Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
- Data: 06/09/2025 (sábado)
- Horário: 17h30
- Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
- Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Corrêa e Schumacher Marques Gomes (PB)
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
- Cartões amarelos: Sidney (Bahia) / Vitinho, Maicon (Confiança)
- Gols: Tiago (3), Lucho Rodríguez e Rezende (Bahia)
Fonte: Redação com informações Metro 1