O Bahia assegurou matematicamente sua vaga na Copa Libertadores da América de 2026 na noite desta quinta-feira (27), sem precisar entrar em campo. A classificação antecipada foi garantida após o tropeço do São Paulo diante do Fluminense, resultado que impediu o time paulista de alcançar a pontuação do Tricolor de Aço nas rodadas restantes.
Com este feito, o clube baiano alcança uma marca inédita em sua história: disputará a principal competição do continente pelo segundo ano consecutivo.
A Matemática da Classificação
Ocupando a sexta colocação na tabela do Campeonato Brasileiro com 56 pontos, o Bahia precisava apenas que o São Paulo, estacionado nos 48 pontos, não vencesse seu compromisso. Com a combinação de resultados, o Esquadrão já tem garantida, no mínimo, uma vaga na fase prévia da Libertadores (a “Pré-Libertadores”).
Foco na Fase de Grupos
Com a classificação assegurada, o objetivo do time comandado por Rogério Ceni se volta agora para a melhora de posição na tabela. A meta é conquistar uma vaga direta na fase de grupos, evitando os confrontos eliminatórios iniciais.
Atualmente, o acesso direto é garantido aos cinco primeiros colocados (G-5), mas o grupo pode se estender para o sexto lugar (G-6), dependendo do vencedor da Copa do Brasil e de outras variantes da tabela final.
Melhor Campanha dos Pontos Corridos
A temporada de 2025 se consolida como histórica para o Bahia. A vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, no último domingo (23), já havia confirmado que o clube vive sua melhor campanha na era dos pontos corridos.
Sob o comando de Ceni, o time acumulou outros recordes expressivos neste ano:
- Melhor desempenho no primeiro turno da competição.
- Melhor aproveitamento como mandante no campeonato.
Redação










