Tricolor goleia a Inter de Limeira por 5 a 0 e começa forte na maior vitrine do futebol de base
O Bahia começou com autoridade sua caminhada na Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de base do país. Na estreia pelo Grupo 9, o Tricolor aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre o Inter de Limeira-SP, neste sábado (3), mostrando força logo na primeira rodada.
O grande nome da partida foi o camisa 9 Juninho, autor de um hat-trick no segundo tempo. Ainda na etapa inicial, João Andrade e Pedrinho abriram o caminho da vitória, garantindo tranquilidade ao time baiano desde cedo.
⚽ Copinha 2026: o palco dos novos talentos
A 56ª edição da Copinha, aberta oficialmente na sexta-feira (2), reúne 128 equipes, distribuídas em 34 grupos com quatro times cada. A competição é disputada por atletas entre 16 e 21 anos e segue como a principal vitrine do futebol de base brasileiro.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam à fase de mata-mata, que será disputada em jogos eliminatórios. A final está marcada para o dia 25 de janeiro, feriado municipal em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, na Arena Pacaembu.
Todas as partidas da competição têm transmissão ao vivo, via streaming, pelo canal oficial da Federação Paulista de Futebol (FPF) no YouTube.
🔵 Baianos em destaque
Além do Bahia, outra equipe do estado começou bem a competição. O Atlético de Alagoinhas venceu o Santa Fé-SP por 2 a 0, também estreando com resultado positivo.
Já o Vitória empatou em 2 a 2 com o Capivariano-SP, em duelo equilibrado pelo Grupo 28.
🏟️ Resultados de destaque da rodada
- Grupo 1: Chapecoense-SC 3 x 2 Volta Redonda-RJ
- Grupo 3: Tanabi-SP 1 x 0 Sobradinho-DF | Goiás-GO 3 x 1 América-RN
- Grupo 6: Grêmio Prudente-SP 2 x 1 Carajás-PA
- Grupo 8: XV de Jaú-SP 2 x 1 Luverdense-MT
- Grupo 9: América-SP 0 x 0 AL
- Grupo 11: Bandeirante-SP 0 x 0 Tuna Luso-PA | Santa Cruz-PE 1 x 3 Botafogo-SP
- Grupo 12: I9 FC-SP 0 x 3 Guanabara City-GO
- Grupo 28: Flamengo-SP 1 x 0 Rio Branco-ES | Vitória-BA 2 x 2 Capivariano-SP
🌟 A Copinha como vitrine
Tradicionalmente, a Copinha revela nomes que depois brilham no futebol nacional e internacional. Já despontaram na competição jogadores como Raí (1993), Fred (2003), Neymar (2009) e Endrick (2022).
Mais recentemente, em 2024, Breno Bidon (Corinthians) e Ryan Francisco (São Paulo) foram alguns dos destaques do torneio.
🏆 Os maiores campeões
O São Paulo é o atual campeão da Copinha e soma cinco títulos, mesmo número de Fluminense e Internacional. O maior vencedor da história da competição, no entanto, é o Corinthians, com 11 conquistas.
Fonte: Agência Brasil











