Tremendão busca o quarto título da divisão de acesso e retorno à elite estadual após um ano do rebaixamento
A equipe do Bahia de Feira entra em campo neste domingo (20) para o primeiro duelo da final da Série B do Campeonato Baiano de 2025, contra o tradicional Galícia, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. A partida marca o início da disputa pelo título da divisão de acesso, e coloca frente a frente dois dos maiores vencedores da história recente da competição, ambos com três conquistas.
Tremendão em busca da redenção
Rebaixado no estadual do ano passado, o Bahia de Feira não demorou a reagir e agora retorna com força total em busca de seu quarto título da Série B — o clube já venceu em 1982, 1986 e 2009. Comandado pelo técnico João Carlos Ângelo, o Tremendão fez uma campanha consistente e eliminou o rival Fluminense na semifinal.
Apesar da boa trajetória, o time ainda não venceu jogando no Joia da Princesa nesta edição. Em três jogos no estádio, foram dois empates (ambos por 1 a 1 com o Fluminense) e uma derrota para o Itabuna por 1 a 0, ainda na primeira fase. Agora, o desafio é transformar o apoio da torcida em vantagem na reta final do campeonato.
Galícia renasce e tenta surpreender
O Galícia, clube da capital baiana, chega à decisão embalado pela eliminação do favorito Itabuna nas semifinais. Após oito anos longe da elite estadual, o Granadeiro renasce e busca também o quarto título da Série B, com conquistas anteriores em 1985, 1988 e 2013.
As equipes já se enfrentaram nesta edição do torneio, em jogo válido pela fase de classificação, que terminou empatado em 0 a 0, sob forte chuva, no Estádio Carneirão, em Alagoinhas.
Decisão sem vantagem no placar
A única vantagem do Bahia de Feira é fazer o segundo jogo em casa, no dia 27 de julho, na Arena Cajueiro, por ter tido a melhor campanha geral. Caso os dois jogos terminem empatados no placar agregado, o título será decidido nos pênaltis.
Arbitragem da partida de ida
A primeira partida da final será comandada por Eziquiel Sousa Costa, árbitro do quadro da CBF. Os auxiliares serão Marcus Vinicius Ferreira de Souza e José dos Santos Amador, também da CBF. O quarto árbitro será Carlos Luiz Santana de Lima (FBF), de Mundo Novo, e o quinto árbitro será Daniel Praxedes dos Santos (CBF), de Madre de Deus.
Fonte: Redação com informações do Jornal Folha do Estado