Marca histórica foi alcançada graças à ampliação de postos, parcerias com municípios e ações sociais
O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) registrou, em julho, a emissão de aproximadamente 175 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN), alcançando pela primeira vez esse volume de atendimentos na Bahia. O número representa um marco histórico para o Estado, que tradicionalmente variava entre 100 e 120 mil emissões mensais.
Segundo o diretor do IIPM, Bruno Fróes, o resultado é fruto de um trabalho conjunto dos servidores e da expansão da rede de atendimento.
“Este número foi alcançado pela primeira vez e é resultado de um trabalho árduo de todos os servidores com o objetivo de ampliar postos de atendimento, facilitando o acesso ao cidadão”, destacou.
Ações que ampliaram o acesso
Diversas iniciativas contribuíram para o aumento da capacidade de emissão, entre elas:
- Ampliação do horário de atendimento em alguns postos SAC;
- Funcionamento do SAC Móvel;
- Convênios com Prefeituras, por meio do projeto CIN em Todo Lugar;
- Parcerias com escolas públicas;
- Caravanas de Direitos Humanos e ações sociais voltadas para comunidades vulneráveis.
Documento mais seguro e moderno
A nova CIN foi implantada na Bahia em julho de 2024, com investimento superior a R$ 8 milhões. O documento segue o padrão nacional, utiliza o CPF como número único de identificação e reduz a possibilidade de fraudes, garantindo maior segurança aos cidadãos.
A primeira via da CIN é gratuita, e o agendamento pode ser feito pelo site ba.gov.br. Não há necessidade de pressa para a troca, já que o RG antigo permanece válido até 2032.
O diretor-geral da Polícia Técnica, Osvaldo Silva, ressaltou a importância da expansão do serviço:
“Ampliamos a nossa capacidade de atendimento e a nova Carteira já pode ser emitida em cerca de 300 municípios. Estamos trabalhando para atingir a totalidade das cidades, garantindo a cidadania para todos os baianos, lembrando que os documentos antigos seguem válidos até 2032.”
Fonte: Redação com informações da Ascom DPT