Esquadrão de Aço reage após sair atrás, pressiona o Fortaleza e soma ponto importante fora de casa; Tricolor cearense segue afundado na zona de rebaixamento
O Bahia arrancou um empate em 1 a 1 contra o Fortaleza, na tarde deste sábado (19), na Arena Castelão, em duelo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Tricolor baiano saiu atrás no placar com um golaço de Marinho, mas reagiu na segunda etapa e contou com um gol contra de Matheus Pereira, após cobrança de falta de Rodrigo Nestor, para igualar o marcador.
Com o resultado, o Bahia chega aos 25 pontos, permanece na 3ª colocação, e mantém-se firme no G-4, com dois pontos de vantagem sobre o Palmeiras (5º) e três sobre o Botafogo (6º). Já o Fortaleza segue em situação delicada, com apenas 11 pontos, na vice-lanterna da competição.
Primeiro tempo: Marinho brilha e abre o placar
A partida começou intensa, com o Fortaleza mostrando iniciativa logo no primeiro minuto. Ainda assim, o Bahia tentava controlar a posse de bola e construir suas jogadas. Aos 24, o uruguaio Lucho desperdiçou grande chance após jogada de Ademir, chutando para fora com o gol aberto.
Aos 29 minutos, veio o gol cearense. Após escanteio afastado por Marcos Felipe, Marinho emendou de primeira da entrada da área e acertou o canto: 1 a 0 Fortaleza.
O Tricolor do Pici quase ampliou aos 37 com Breno Lopes, que acertou a trave. No rebote, Marinho mandou para fora. O Bahia respondeu aos 45, com chute de Lucho defendido por Magrão após boa jogada de Ademir.
Segundo tempo: Bahia domina, tem gols anulados e busca o empate
Na volta do intervalo, Rogério Ceni promoveu a entrada de Cauly, que deu novo ritmo ao time. Logo aos cinco minutos, Ademir marcou, mas o gol foi anulado por impedimento. Aos oito, Juba quase empatou ao tentar encobrir o goleiro. A resposta do Fortaleza veio com gol anulado de Breno Lopes.
Aos 15, Everton Ribeiro acertou o travessão, e no lance seguinte, marcou de cabeça. Porém, após revisão do VAR, o árbitro anulou o gol por falta no início da jogada. O Bahia seguiu pressionando: Cauly, Pulga e Ademir criaram chances, mas o empate ainda não veio.
Gol contra garante empate ao Tricolor baiano
A recompensa veio aos 38 minutos: Rodrigo Nestor cobrou falta, a bola desviou em Matheus Pereira e entrou no canto, sem chances para o goleiro. 1 a 1 no Castelão.
Nos minutos finais, o Fortaleza tentou reagir e até chegou a balançar as redes com Bareiro, mas o gol foi anulado por toque de mão. O atacante ainda levou cartão amarelo. O Bahia quase virou com Ademir aos 48 e reclamou de pênalti em Cauly aos 49, ignorado pela arbitragem.
Próximos desafios
O Bahia volta a campo na terça-feira (22), às 21h30, contra o América de Cali, na Colômbia, pelo jogo de volta do playoff das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Após o 0 a 0 na Fonte Nova, quem vencer avança; em caso de novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
Pelo Brasileirão, o Esquadrão de Aço enfrenta o Cruzeiro, no próximo domingo (27), às 18h30, na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 1 x 1 Bahia
Campeonato Brasileiro – 15ª rodada
📍 Castelão, Fortaleza (CE)
🗓 19/07/2025 (sábado)
🕓 16h
Gols:
Marinho (Fortaleza) – 29’ 1ºT
Matheus Pereira (contra, Bahia) – 38’ 2ºT
Cartões Amarelos:
Fortaleza: Diogo Barbosa, Lucero, Matheus Pereira, Martínez, Bareiro
Bahia: Erick Pulga, Gilberto, Ramos Mingo
Fortaleza:
Magrão; Brítez (Mancuso), Kuscevic, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Matheus Pereira e Pochettino (Emmanuel Martínez); Breno Lopes, Marinho (Herrera) e Lucero (Bareiro).
🔧 Técnico: Renato Paiva
Bahia:
Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rodrigo Nestor), Jean Lucas (Michel Araujo), Everton Ribeiro (Acevedo); Ademir, Erick Pulga (Kayky) e Lucho Rodríguez (Cauly).
🔧 Técnico: Rogério Ceni
Arbitragem:
Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Fonte: Redação com informações GE