O pagamento do Auxílio Gás continua nesta terça-feira, 21 de outubro, beneficiando mais de 5 milhões de famílias em todo o Brasil. O valor da parcela é de R$ 108 e segue o calendário escalonado do Bolsa Família, que teve início ontem (20) com os beneficiários de Número de Identificação Social (NIS) final 1 e se estende até o dia 31, quando recebem os de NIS final 0.
Benefício alivia impacto do gás de cozinha no orçamento familiar
O Auxílio Gás é pago a cada dois meses e tem como objetivo reduzir o peso do preço do botijão de gás de 13 quilos no orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade. O valor repassado corresponde a 100% da média nacional do botijão, conforme cálculo da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destinou R$ 542,14 milhões ao programa.
Gás do Povo deve substituir o Auxílio Gás até 2026
Lançado em setembro, o programa Gás do Povo está em fase inicial e deve substituir gradualmente o Auxílio Gás. A nova modalidade prevê que as famílias beneficiadas retirem diretamente a recarga do botijão em revendedoras credenciadas, com o objetivo de ampliar o alcance do benefício e garantir mais eficiência na distribuição até 2026.
O cronograma de pagamento segue normalmente ao longo da semana, com repasses diários conforme o dígito final do NIS dos beneficiários.
Redação