Os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 1 recebem nesta quarta-feira (10) o repasse do Auxílio Gás. O valor depositado neste mês de dezembro é de R$ 110, mantendo o benefício em 100% do preço médio do botijão de 13 kg, conforme determinado pela Emenda Constitucional da Transição (aprovada no final de 2022).
Neste mês, o programa social atende a 4,4 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.
Regras e Cronograma
O Auxílio Gás é pago a cada dois meses, seguindo o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família. O cronograma de dezembro se estende até o dia 23, contemplando os beneficiários com NIS final 0.
Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar inscrita no CadÚnico e ter pelo menos um membro beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, a lei que instituiu o programa estabelece preferência para:
- Mulheres responsáveis pela família.
- Mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Transição para o “Gás do Povo”
O governo federal iniciou a transição para um novo modelo de benefício, o programa “Gás do Povo”, lançado em setembro. A nova iniciativa começará a substituir o Auxílio Gás gradualmente, alterando o formato de apoio:
- Auxílio Gás: Pagamento em dinheiro depositado na conta.
- Gás do Povo: As famílias retirarão recargas do botijão de gás diretamente em revendedoras credenciadas.
A expectativa do governo é ampliar o número de beneficiários para cerca de 15 milhões de famílias. Em novembro, o programa piloto iniciou a distribuição para 1 milhão de famílias em dez capitais, incluindo Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza.
Redação











