Disciplina e força de vontade não têm idade, e o professor de física aposentado Edson Renê Borges, de 79 anos, é a prova disso. Morador de Feira de Santana, ele transformou o exercício da prancha, conhecido por sua alta exigência de resistência, em parte fundamental de sua rotina de exercícios.
Em entrevista à TV Subaé, Renê Borges contou que começou a praticar a prancha há cerca de 10 anos, durante aulas de pilates, quando conseguia manter a posição por oito minutos. Há dois anos, ele intensificou o treino, alcançando 33 minutos e, mais recentemente, bateu seu recorde pessoal: 1 hora e 1 minuto na posição isométrica.
Embora não tenha registro oficial no Guinness World Records, o idoso acredita que o tempo alcançado possa ser um recorde nacional para sua faixa etária. Sua meta é ainda mais ambiciosa: “A meta agora é chegar em 2 horas. Tenho sido referência e sempre digo para fazer o que faço, cuidando da alimentação e se cuidar”, declarou.
Desempenho Físico e Mental
O personal trainer Luciano Júnior explicou que o desempenho do aposentado transcende a força muscular. A prancha é um exercício isométrico que fortalece o core (músculos do abdômen, lombar, glúteos e pelve) e é fundamental para melhorar a postura e prevenir lesões.
“A prancha parece um exercício simples, mas não é. Seu Renê consegue ficar mais de uma hora porque tem um treinamento específico. É preciso resistência física e mental. Esse trabalho deve ser gradativo, com fortalecimento muscular e controle da respiração”, informou o personal, destacando a importância da disciplina mental para o feito.
Redação com informações do g1/Bahia











