Glicowatch não tem eficácia comprovada e pode oferecer riscos à saúde, alerta agência
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do Glicowatch – Relógio Inteligente para Controle da Diabetes e da Pressão Arterial, fabricado pela empresa GWF Negócios Digitais Ltda.
Segundo a Anvisa, o dispositivo não possui comprovação científica de eficácia, o que representa risco para pessoas que precisam monitorar seus níveis de glicose diariamente. O uso de equipamentos sem validação pode levar a diagnósticos incorretos e comprometer tratamentos.
O Glicowatch vinha sendo comercializado em plataformas de vendas on-line, mas, de acordo com a agência, nenhum smartwatch com essa função teve eficácia comprovada por meio de investigações clínicas no Brasil.
A Anvisa reforça que produtos sem registro oficial não garantem qualidade e segurança e, por isso, não devem ser utilizados pela população.
Denúncias sobre a venda de equipamentos irregulares podem ser feitas pela ouvidoria no site oficial da Anvisa: gov.br/anvisa.
Fonte: Redação com informações Metro 1