Produtos eram vendidos em redes sociais e sites de compras online utilizando imagens de famosos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da venda, distribuição, fabricação, importação e propaganda de medidores de glicose sem o uso de agulha, que estavam sendo comercializados irregularmente no Brasil.
Os produtos, que prometem medir os níveis de glicose, oxigênio e atividade cardíaca por meio de um anel, sem necessidade de furar o dedo para coleta de sangue, não possuem comprovação científica nem registro sanitário.
Produtos proibidos
A medida atinge os seguintes dispositivos:
- Anel para Acupressão Glucomax
- Glicomax
- Glucomax
- Glucomax Pro
Segundo a Anvisa, esses itens eram vendidos principalmente em redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, além de sites de compras online, utilizando imagens de pessoas conhecidas para enganar consumidores.
Riscos à saúde
A agência alerta que produtos sem registro ou regularização não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, podendo colocar em risco a saúde de quem utiliza.
“Somente dispositivos aprovados pela Anvisa têm comprovação científica e passam por rigorosos testes de segurança antes de chegar ao mercado. O uso de produtos irregulares pode atrasar diagnósticos e comprometer tratamentos”, informou a agência em comunicado oficial.
Denúncias
A população pode denunciar a venda e propaganda de produtos irregulares diretamente à Anvisa. As denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria da agência ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800 642 9782.
Com a proibição, qualquer pessoa ou empresa que comercializar ou divulgar esses produtos estará sujeita a penalidades legais, incluindo multas e apreensão dos itens.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil