• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
sábado, 12 julho, 2025
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Renato Ribeiro
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Bahia

Anatel divulga balanço dos serviços de telecomunicações de 2019

Renato Ribeiro Por Renato Ribeiro
10 de fevereiro de 2020
Em Bahia, Tecnologia
0
Anatel divulga balanço dos serviços de telecomunicações de 2019

Foto: Assessoria de Comunicação Anatel

0
Ações
0
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os números de acessos dos principais serviços de telecomunicações no País, ao final de 2019: telefones fixos e móveis, banda larga fixa e TV por Assinatura. Somados, esses serviços representam 308,6 milhões de acessos. Também foram contabilizados os atendimentos aos consumidores feitos pela Agência, que alcançaram 2,98 milhões de reclamações contra as prestadoras de telecomunicações no ano passado.

Internet fixa. O Brasil alcançou 32,56 milhões de domicílios com acesso à Banda Larga Fixa em dezembro de 2019, de acordo com números divulgados pela Anatel: de cada 100 domicílios, 46,8 são conectados por linhas fixas. No total, o serviço teve crescimento de 4,30% no ano.

Você pode gostar também

397 agências dos Correios na Bahia vão atender vítimas de fraude do INSS que pretendem aderir a acordo do governo federal

Baiana se torna a primeira monja afro indígena na linhagem japonesa Soto Zen

IFBA abre mais de 600 vagas para cursos de graduação em 12 cidades baianas

Ao término de 2019, a fibra óptica proveu acesso a 10 milhões de domicílios, com um crescimento de 71,82% no uso da tecnologia em 12 meses. As conexões acima de 34 Megabits estavam presentes em 6,11 milhões de domicílios brasileiros – evolução de 36,69%.

O conjunto das Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) encerrou 2019 conectando 9,88 milhões de domicílios à internet fixa, com um crescimento de 32,44% em 12 meses. Esse número representa a maior participação de mercado, se comparado às grandes operadoras. A Claro, com a segunda maior participação, totalizou 9,58 milhões e, a Vivo, 7,02 milhões. Em dezembro de 2018, as PPPs detinham o terceiro maior quantitativo de domicílios.

Telefonia e TV por Assinatura. Outros mercados de varejo de telecomunicações apresentaram reduções no ano de 2019.

A telefonia móvel, com 226,67 milhões de números ativos, e a telefonia fixa, com 33,50 milhões de linhas, apresentaram redução de 1,1% e 10,6%, respectivamente.

A TV por Assinatura com 15,79 milhões de domicílios atendidos, registrou diminuição de 9,9% nos últimos 12 meses.

Os dados de acessos principais serviços de telecomunicações estão disponíveis no portal da Anatel na internet.

Reclamações. Os consumidores de telecomunicações registraram na Anatel, em 2019, 2,98 milhões de reclamações contra as prestadoras de telecomunicações. Em relação a 2018, isso significa crescimento da ordem de 1,28%, ou 37,5 mil reclamações. Esse é um dos volumes mais baixos dos últimos anos e representa queda de aproximadamente 27% em relação ao ano de 2015.

O leve crescimento também aparece quando as reclamações são comparadas com a base de acessos em serviço das operadoras. O Índice de Reclamações (IR) médio do setor de telecomunicações em 2019 foi de 0,79 contra 0,76 em 2018. Mesmo assim, encontra-se bem abaixo do pico de 2015, quando atingiu 0,93. Tal índice mede a quantidade de reclamações registradas a cada mês para um grupo de 1.000 acessos em serviço.

O maior aumento em volume de reclamações foi registrado no serviço de banda larga fixa, com quase 80 mil reclamações a mais do que em 2018, ou aumento de 15,7%. Em média, no ano de 2019, para esse serviço, foram registradas 1,50 reclamação por mês para cada mil acessos em serviço, enquanto, em 2018, esse índice foi de 1,37.

Nos demais serviços, o volume de reclamações acompanhou de perto o crescimento ou a queda no número de consumidores, o que sugere estabilização após as quedas consecutivas desde 2015.

Questões relacionadas à cobrança e ao crédito pré-pago foram os maiores motivadores de registros: foram cerca de 1,24 milhão deles em 2019, ou 42% do total das reclamações. Reclamações envolvendo a qualidade e o funcionamento dos serviços, por outro lado, sofreram redução significativa, de quase 10% em números absolutos, ou 53 mil. Em 2019, reclamações sobre qualidade e funcionamento corresponderam a 16% das reclamações registradas na Anatel, contra 18% no ano anterior.

Os consumidores podem registrar reclamações contra prestadoras de telecomunicações no Sistema Anatel Consumidor por meio do site www.anatel.gov.br/consumidor; do aplicativo gratuito para celulares Anatel Consumidor e da Central de Atendimento Telefônico, que atende gratuitamente de 8h às 20h dos dias úteis no número 1331.

Conheça mais detalhes no Panorama de Reclamações elaborado pela área técnica da Anatel. Além disso, os dados sobre reclamações registradas na agência podem ser acessados, de forma interativa, em https://www.anatel.gov.br/paineis/consumidor/reclamacoes.

Fonte: Sistemas Focus e Anatel Consumidor – SRC – Anatel.

Postagem anterior

Ministério da Saúde lança campanha contra sarampo

Próxima postagem

Suspeito de esfaquear mulher em Feira de Santana é transferido para presídio

Renato Ribeiro

Renato Ribeiro

RelacionadoPostagens

Correios já atenderam 1,3 milhão de segurados do INSS sobre descontos indevidos
Bahia

397 agências dos Correios na Bahia vão atender vítimas de fraude do INSS que pretendem aderir a acordo do governo federal

Por Portal
12 de julho de 2025
Baiana se torna a primeira monja afro indígena na linhagem japonesa Soto Zen
Bahia

Baiana se torna a primeira monja afro indígena na linhagem japonesa Soto Zen

Por Portal
12 de julho de 2025
IFBA seleciona professores para cursos a distância
Bahia

IFBA abre mais de 600 vagas para cursos de graduação em 12 cidades baianas

Por Portal
11 de julho de 2025
Bahia recebe reforço policial da Força Nacional e PF após confrontos entre facções rivais
Bahia

Bahia recebe reforço policial da Força Nacional e PF após confrontos entre facções rivais

Por Portal
11 de julho de 2025
Governador Jerônimo Rodrigues discute avanços na concessão da BR-116 com Ministro dos Transportes
Bahia

Governador Jerônimo Rodrigues discute avanços na concessão da BR-116 com Ministro dos Transportes

Por Renato Ribeiro
10 de julho de 2025
Próxima postagem
Suspeito de esfaquear mulher em Feira de Santana é transferido para presídio

Suspeito de esfaquear mulher em Feira de Santana é transferido para presídio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

Bahia de Feira goleia Fluminense, aproveita superioridade numérica e garante acesso à Série A do Baianão 2026

Bahia de Feira goleia Fluminense, aproveita superioridade numérica e garante acesso à Série A do Baianão 2026

12 de julho de 2025
Descoberta há 100 anos, insulina garante vida para diabéticos

Após 20 anos, Brasil retoma produção nacional de insulina com entrega de 1º lote ao Ministério da Saúde

12 de julho de 2025
Corrida Portal do Sertão altera trânsito em Feira de Santana neste domingo (13); veja os pontos de interdição

Corrida Portal do Sertão altera trânsito em Feira de Santana neste domingo (13); veja os pontos de interdição

12 de julho de 2025
Correios já atenderam 1,3 milhão de segurados do INSS sobre descontos indevidos

397 agências dos Correios na Bahia vão atender vítimas de fraude do INSS que pretendem aderir a acordo do governo federal

12 de julho de 2025
Baiana se torna a primeira monja afro indígena na linhagem japonesa Soto Zen

Baiana se torna a primeira monja afro indígena na linhagem japonesa Soto Zen

12 de julho de 2025

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Bahia de Feira goleia Fluminense, aproveita superioridade numérica e garante acesso à Série A do Baianão 2026
  • Após 20 anos, Brasil retoma produção nacional de insulina com entrega de 1º lote ao Ministério da Saúde
  • Corrida Portal do Sertão altera trânsito em Feira de Santana neste domingo (13); veja os pontos de interdição

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In