Maria Cecília, da Escola Eduardo Fróes da Mota, superou mais de 1.700 estudantes com o desenho do “Edu”, escolhido como símbolo da rede municipal
Com traços criativos e muita imaginação, a estudante Maria Cecília, de 13 anos, conquistou o primeiro lugar no concurso de criação do mascote oficial da Educação 2025 da rede municipal de ensino de Feira de Santana. O personagem, batizado de “Edu”, foi selecionado por um corpo de jurados na tarde desta quarta-feira (16), durante cerimônia realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A premiação foi entregue pelas mãos do prefeito José Ronaldo.
“Todos os estudantes são vencedores. Esta é a primeira vez que participo como jurado em um concurso e fiquei encantado com a qualidade dos desenhos e vídeos apresentados”, afirmou o prefeito, visivelmente impressionado com o nível dos participantes.
A iniciativa fez parte do Concurso Cultural Criando o Futuro, que mobilizou mais de 1.700 alunos de 41 escolas municipais, incluindo unidades localizadas nos distritos. Os estudantes, com idades entre 12 e 15 anos e matriculados do 6º ao 9º ano, participaram com desenhos e vídeos, e os melhores foram selecionados para a grande final.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, também participou da solenidade e destacou a energia contagiante da plateia. “O auditório lotado mostra o quanto os estudantes estavam engajados. A participação superou todas as expectativas”, disse.
Como prêmio pelo primeiro lugar, Maria Cecília recebeu um notebook e uma mesa digitalizadora. O segundo lugar ficou com o estudante Juan Gustavo, 14 anos, da Escola Municipal Dr. Clóves Ramos Lima, que também foi premiado com um notebook. Já o terceiro lugar foi conquistado por João Lucas Brito, 13 anos, colega de Maria Cecília na Escola Eduardo Fróes da Mota, que ganhou um tablet, entregue pelo animador Luciano Melo.
Além do mascote “Edu”, os desenhos dos outros nove finalistas vão integrar a “Turma do Edu”, ampliando a identidade visual da Educação 2025.
A comissão julgadora foi composta por José Ronaldo, Pablo Roberto, a diretora do Departamento de Educação, Adriana Bullos, o representante da agência Arte Capital, Abraão Ramos, a jornalista Raylle Ketlly, e os artistas visuais Muricy e Lupino – este último responsável por desenvolver a versão final do mascote.
Fonte: Redação com informações da Secom