O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (26) que os Estados Unidos perderam espaço nas exportações brasileiras ao longo dos anos, e que a relação comercial entre os países é positiva para a economia americana.
A declaração foi feita durante evento no Insper, em São Paulo, onde Alckmin criticou o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump e defendeu o Brasil como solução, não problema para os Estados Unidos.
Participação dos EUA caiu de 25% para 12%
Segundo o ministro, os EUA deixaram de ser o principal destino das exportações brasileiras, passando de um quarto para apenas 12% do total. Alckmin também lembrou que o governo norte-americano enfrenta um déficit histórico no comércio exterior, enquanto o Brasil mantém tarifa zero para produtos americanos.
“Não faz sentido o tarifaço”, afirmou Alckmin, ao destacar que a relação comercial entre os dois países é “ganha-ganha”.
Superávit americano inclui Brasil entre países do G20
O vice-presidente ressaltou que os Estados Unidos têm superávit comercial com três países do G20, incluindo o Brasil, o que reforça a importância estratégica da parceria bilateral.
A fala de Alckmin ocorre em meio a discussões sobre medidas de reciprocidade comercial e sinaliza uma abertura para o diálogo econômico entre os dois países, em um momento de reconfiguração das relações internacionais.
Redação