Uma audiência em Salvador ganhou repercussão nacional após um episódio inusitado: o juiz Danilo Gonçalves Gaspar salvou o advogado Alex Rogério Bahia de Araújo aplicando a manobra de Heimlich. O caso ocorreu na última terça-feira (5) e viralizou nas redes sociais após o vídeo do momento ser compartilhado.
Alex contou que se engasgou com uma bala de maçã verde enquanto participava da sessão. “Eu acabei engolindo a bala rápido porque precisava falar e me engasguei. Fiquei forçando a garganta e decidi me levantar para tentar fazer a manobra de Heimlich em mim mesmo”, explicou.
Socorro imediato
No vídeo, é possível ver o advogado se levantando e posicionando uma cadeira para pressionar o diafragma. Antes que ele pudesse agir, o juiz se aproximou e aplicou a manobra, liberando as vias respiratórias.
“Graças a Deus, a manobra foi bem-sucedida, ele rapidamente se restabeleceu e seguimos a audiência normalmente. Em 11 anos de magistratura, nunca vivi nada parecido”, relatou o juiz Danilo.
Curiosamente, os dois já se conheciam: o magistrado foi um dos professores do curso de pós-graduação feito por Alex anos antes.
Experiência com primeiros socorros
Apesar do susto, o advogado revelou que já havia utilizado a técnica outras vezes: para ajudar a tia idosa, um sobrinho e uma criança de seis anos que também se engasgou com uma bala. “A criança já estava com a boca roxa, sem respirar. É uma manobra simples e extremamente importante, porque nesses casos há risco de morte. Todos deveriam aprender”, ressaltou.
Segundo Alex, ninguém presente na audiência percebeu o engasgo de imediato, mas o clima de tensão deu lugar ao alívio quando ele voltou a respirar normalmente. A sessão foi concluída logo depois.
Redação com informações do g1 Bahia