• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
quarta-feira, 3 setembro, 2025
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Renato Ribeiro
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Brasil

Dia das Mães terá mais consumidores indo às compras, porém gastando menos do que em 2021, aponta pesquisa

Portal Por Portal
5 de maio de 2022
Em Brasil, Consumo
0
Mães no Brasil movimentam R$ 1,2 trilhão ao ano

Crédito: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF.

0
Ações
0
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista mostrou que cerca de 4 em cada 10 (36%) consumidores irão presentear alguém no Dia das Mães. A intenção de compra registrou um aumento em relação ao ano anterior, quando pouco menos de um terço (28%) afirmou que iria às compras.

O avanço na vacinação e reabertura sem restrições dos estabelecimentos comerciais e de serviços tem deixado o consumidor mais confiante em uma melhora econômica. O levantamento revelou que 49%, praticamente a metade dos entrevistados, acreditam nesse cenário. Em 2021, apenas 29% tinham expectativa de melhora.

Você pode gostar também

CGU abre 40 processos para investigar fraudes em mensalidades de aposentados e pensionistas

Anatel obriga operadoras a aderirem ao sistema “Não Me Perturbe” em até 60 dias

Setembro Amarelo: Feira de Santana intensifica ações de cuidado em saúde mental

Em relação a compra do presente, no entanto, há uma expectativa de que 42% gastarão menos que em 2021 e 31% uma quantia similar. Apenas 27% dizem que gastarão mais. No geral, os consumidores estão dispostos a gastar um ticket médio de R$ 193, contra R$ 182 do ano anterior.

Preços justos (33%) e a necessidade de adquirir um produto ou serviço (28%) despontam como variáveis decisórias na escolha do presente, seguidos por qualidade (27%) e também empresas com práticas sustentáveis (10%).

Alimentos e bebidas são prioridade 
A Boa Vista também identificou que, entre os 36% que irão às compras, 40% dos consumidores deverão concentrar seus gastos nas compras de alimentos e bebidas da casa para as comemorações, enquanto outros 32% vão concentrar os gastos em presentes.

Assim como nos anos anteriores, os setores de vestuário e calçados serão os mais movimentados para a data, com 64% das menções. O segmento de móveis e eletrodomésticos registrou 27% da preferência, seguido por alimentos e bebidas, prioridade de 25% dos consumidores. Na sequência aparecem os itens de beleza (23%), chocolates (22%) e eletrônicos (20%).

“Os alimentos e bebidas aparecem na lista de prioridades de gastos dos consumidores para a data, muito em função do atual momento econômico, que dificulta a compra de itens mais caros por parte do consumidor”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.

Em relação ao local de compra, 72% dos consumidores declararam a opção por locais físicos e 28% farão as compras de forma on-line. Quando o assunto é forma de pagamento, 57% dos entrevistados afirmaram que pretendem pagar as compras à vista –  um aumento de 6 pontos percentuais em comparação com a intenção registrada em 2021. Os principais meios de pagamento para a ocasião serão o cartão de débito (32%) e o PIX, que apresentou crescimento significativo em comparação aos últimos dois anos, registrando 4% em 2020, 20% em 2021 e 27% em 2022. Por outro lado, passou de 49% para 43% a intenção em pagar as compras de forma parcelada neste ano – 65% pretendem utilizar o cartão de crédito.

A pesquisa da Boa Vista também apurou se os consumidores contratariam algum tipo de crédito pessoal, empréstimo ou mesmo se estariam dispostos a usarem parte do limite de crédito em conta ou em cartão para aumentarem o poder de compra para o Dia das Mães. Cerca de 76% afirmaram que não contratariam crédito para essa finalidade. Apenas 24% dos consumidores estariam predispostos a contratação de crédito para as compras do período.

“O comportamento dos consumidores vem de encontro a intenção de gastos e ao ticket médio pretendido para a ocasião. Há uma maior consciência e preocupação com o controle das contas e compromissos financeiros”, conclui Calife, economista da Boa Vista.

Metodologia 
A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Dia das Mães 2022, elaborada pela Boa Vista, teve como objetivo identificar a pretensão de compra dos consumidores para o Dia das Mães. O levantamento entrevistou 600 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

Fonte Liliana Liberato/ Lucas Menoita / Boa Vista

Postagem anterior

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave voltam a crescer

Próxima postagem

Representando quase 10% do salário mínimo, gás explodiu orçamento de brasileiros

Portal

Portal

RelacionadoPostagens

CGU abre 40 processos para investigar fraudes em mensalidades de aposentados e pensionistas
Brasil

CGU abre 40 processos para investigar fraudes em mensalidades de aposentados e pensionistas

Por Renato Ribeiro
3 de setembro de 2025
Anatel atua na padronização das legislações de antenas e telecomunicações
Bahia

Anatel obriga operadoras a aderirem ao sistema “Não Me Perturbe” em até 60 dias

Por Portal
3 de setembro de 2025
Setembro Amarelo: Feira de Santana intensifica ações de cuidado em saúde mental
Brasil

Setembro Amarelo: Feira de Santana intensifica ações de cuidado em saúde mental

Por Portal
3 de setembro de 2025
Defesa de Bolsonaro nega envolvimento em tentativa de golpe e pede absolvição no STF
Brasil

Defesa de Bolsonaro nega envolvimento em tentativa de golpe e pede absolvição no STF

Por Portal
3 de setembro de 2025
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai a R$ 47 milhões
Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 33 milhões

Por Renato Ribeiro
3 de setembro de 2025
Próxima postagem
Senado pode votar subsídio para gás de cozinha

Representando quase 10% do salário mínimo, gás explodiu orçamento de brasileiros

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

Polícia Civil adota novo sistema inteligente para monitoramento de ocorrências durante os festejos juninos

Polícia Civil prende homem por descumprir medidas protetivas em Santo Estevão

3 de setembro de 2025
CGU abre 40 processos para investigar fraudes em mensalidades de aposentados e pensionistas

CGU abre 40 processos para investigar fraudes em mensalidades de aposentados e pensionistas

3 de setembro de 2025
IEL oferece 693 vagas de estágio e bolsas de inovação na Bahia

IEL oferece 693 vagas de estágio e bolsas de inovação na Bahia

3 de setembro de 2025
Feira: eleitores dos conselheiros tutelares terão transporte gratuito neste domingo

Conselho Tutelar atuará na Expofeira 2025 para proteger crianças e adolescentes

3 de setembro de 2025
Anatel atua na padronização das legislações de antenas e telecomunicações

Anatel obriga operadoras a aderirem ao sistema “Não Me Perturbe” em até 60 dias

3 de setembro de 2025

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Polícia Civil prende homem por descumprir medidas protetivas em Santo Estevão
  • CGU abre 40 processos para investigar fraudes em mensalidades de aposentados e pensionistas
  • IEL oferece 693 vagas de estágio e bolsas de inovação na Bahia

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In