• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
domingo, 26 outubro, 2025
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Renato Ribeiro
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Economia

Cresce para 21% o número de empresários do varejo e de serviços que planejam aderir à Black Friday

Renato Ribeiro Por Renato Ribeiro
28 de outubro de 2019
Em Economia
0
Homens vão gastar mais que mulheres no Black Friday, diz pesquisa

Reprodução

0
Ações
0
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Cada vez mais incorporada ao calendário de datas comemorativas do varejo nacional, a Black Friday deve mobilizar mais empresários neste ano, acompanhando a tendência de recuperação da economia. Dados apurados em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que 21% dos empresários brasileiros, que atuam no comércio e no ramo de serviços, devem aderir ao dia de promoções da Black Friday 2019, que neste ano será comemorada no dia 29 de novembro. Se as estimativas se confirmarem, haverá um crescimento de adesões, uma vez que em 2018, 16% dos empresários participaram do evento.

De modo geral, os empresários que vão aderir a Black Friday estão esperançosos com a data e veem potencial na edição deste ano. A pesquisa aponta que 43% dos empresários consultados acreditam que, durante o evento, as vendas em 2019 serão melhores do que as do ano passado, enquanto 32% falam em estabilidade. Apenas 11% projetam vendas piores.

Você pode gostar também

Bradesco deixará de emitir talões de cheque para pessoa física e MEI a partir de dezembro

Receita Federal libera consulta ao lote residual de restituição do IRPF 2025 nesta sexta (24)

BNDES lança programa de crédito para produtores rurais afetados por perdas de safra

A experiência em anos anteriores explica a razão do otimismo desses empresários. Dentre os que aderiram a Black Friday em 2018, a maioria (63%) obteve bons resultados de vendas, seja por terem vendido acima das expectativas (20%) ou obtido um resultado conforme o esperado (43%). Em contrapartida, pouco mais de um terço (34%) dos empresários registrou vendas abaixo do projetado.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a Black Friday é uma data ainda recente no comércio brasileiro, mas que vem ganhando espaço conforme os anos. “Inspirada nos Estados Unidos, a data chegou ao Brasil com foco na venda on-line. Hoje, já é possível ver o varejo físico aderindo às promoções. É uma oportunidade para vender mais, comercializar estoques parados e também para o empresário avaliar tendências de compra, tornando a sua marca mais conhecida e fidelizar novos clientes”, afirma Costa.

57% veem na Black Friday oportunidade para ganhar clientes. Promoções serão principal estratégia e descontos serão, em média, de 24%

Considerando os empresários que vão participar da Black Friday deste ano, seis em cada dez (57%) acreditam que a data representa uma oportunidade para divulgar a loja e prospectar novos clientes e 43% veem a chance de aumentar as vendas. Há ainda um quarto (25%) de empresários que querem desovar estoques parados.

Já para os que optaram em não participar da edição, o principal argumento é o fato de não acreditarem que as vendas aumentem no período (60%). Outros 17% pensam que somente grandes marcas participam da Black Friday e, por isso, avaliam que é melhor não competir com elas.

Quanto às formas de preparação, as promoções especiais (55%) serão a principal estratégia dos empresários. Há ainda 42% que vão investir na divulgação da empresa, 23% que planejam aumentar os estoques, 16% que vão apostar na variedade de produtos e serviços ofertados e 11% que irão investir na operação das vendas pela internet, alcançando um público maior. O percentual médio de desconto deve girar em torno de 24%, percentual um pouco menor do que os 29% da pesquisa de 2018.

54% não acham que compras antecipadas da Black Friday prejudicam o Natal. SPC Brasil dá dicas para empresário ter sucesso nas vendas e não frustrar consumidor

Nos últimos anos muito tem se falado sobre a possível interferência da Black Friday nas compras de Natal, a data mais lucrativa do varejo para o ano. No entanto, os empresários sondados dizem, em sua maioria, que uma data não prejudica a outra. Para 54% esse tipo de interferência não existe e para 33%, o evento até mesmo contribui para o Natal vender ainda mais. Outros 8% falam em prejuízo no Natal por conta das vendas antecipadas na Black Friday.

Um indicativo de que as vendas da Black Friday não se sobrepõem as do Natal são as diferentes características de compras em cada uma das datas, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. “Na Black Friday é comum o consumidor aproveitar as ofertas para adquirir produtos para si ou para a casa, principalmente os de valor agregado, como smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos. Já no Natal, prevalece a força da tradição de presentear familiares e amigos como força de demonstrar afeto e reforçar laços”, explica o presidente do SPC Brasil.

Pellizzaro Junior orienta que para atender bem a experiência de compra dos consumidores, os empresários que decidirem aderir a Black Friday precisam estar devidamente preparados, com estoques organizados e em quantidade suficiente para atender a demanda dos consumidores. “A logística para receber os clientes e entregar os produtos em tempo hábil também são pontos de atenção, assim como uma política transparente de descontos vantajosos. O consumidor que compra na Black Friday está mais experiente e sabe a quem recorrer caso se sinta enganado. Hoje existem diversos mecanismos de verificação de preço e de compartilhamento de opiniões. O empresário que não estiver preparado pode causar uma impressão negativa do consumidor, que não vai querer voltar a sua loja”, afirma.

 

Fonte: CNDL/SPC Brasil

Postagem anterior

Ação Rotária promovida pelo Rotary Club Feira de Santana ofereceu serviços de saúde a mil pessoas

Próxima postagem

UniFTC oferece oficina gratuita de redação em Feira de Santana

Renato Ribeiro

Renato Ribeiro

RelacionadoPostagens

Cheque representa 0,5% das operações financeiras de pagamento no país
Brasil

Bradesco deixará de emitir talões de cheque para pessoa física e MEI a partir de dezembro

Por Portal
25 de outubro de 2025
Receita antecipa liberação de programa gerador do IR 2024
Brasil

Receita Federal libera consulta ao lote residual de restituição do IRPF 2025 nesta sexta (24)

Por Portal
23 de outubro de 2025
Municípios têm até 31 de março para solicitar apoio ao fomento do setor agropecuário
Brasil

BNDES lança programa de crédito para produtores rurais afetados por perdas de safra

Por Portal
17 de outubro de 2025
Ideia de aposentado para validade mais visível em remédio vira projeto
Bahia

Comércio varejista baiano mantém crescimento em agosto, aponta SEI

Por Renato Ribeiro
16 de outubro de 2025
Dólar em queda: Moeda fecha a R$ 5,70 e acumula baixa de 3,57% em março
Brasil

Dólar recua e bolsa se recupera com trégua entre EUA e China

Por Renato Ribeiro
13 de outubro de 2025
Próxima postagem
Jornada Pedagógica movimenta o conhecimento na FTC

UniFTC oferece oficina gratuita de redação em Feira de Santana

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

CGU abre 40 processos para investigar fraudes em mensalidades de aposentados e pensionistas

Governo Federal devolve R$ 2,1 bilhões a aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos

26 de outubro de 2025
Homens negros são principais vítimas da violência armada no Brasil

Mulher é morta a tiros pelo ex-companheiro em Santo Estêvão; suspeito é encontrado morto horas depois

26 de outubro de 2025
Arena Matinha vive final emocionante do Campeonato com torcidas apaixonadas

Arena Matinha vive final emocionante do Campeonato com torcidas apaixonadas

26 de outubro de 2025
João Fonseca brilha na Basileia e conquista maior título da carreira com apenas 19 Anos

João Fonseca brilha na Basileia e conquista maior título da carreira com apenas 19 Anos

26 de outubro de 2025
Acusado de ser mandante de triplo homicídio é preso em Feira de Santana

Jovem de 27 anos é morto a tiros dentro de residencial em Feira de Santana

26 de outubro de 2025

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Governo Federal devolve R$ 2,1 bilhões a aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos
  • Mulher é morta a tiros pelo ex-companheiro em Santo Estêvão; suspeito é encontrado morto horas depois
  • Arena Matinha vive final emocionante do Campeonato com torcidas apaixonadas

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In