Deputado federal é o escolhido do governador para assumir vaga aberta após aposentadoria de Antonio Honorato
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a indicação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). O pedido formal foi enviado na última terça-feira (2) à presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD).
A indicação acontece após a aposentadoria do conselheiro Antonio Honorato de Castro Neto, em julho deste ano, abrindo vaga no órgão responsável por fiscalizar a aplicação dos recursos públicos estaduais.
Ao justificar a escolha, Jerônimo destacou a “ampla atuação” de Otto Filho nos poderes Executivo e Legislativo, ressaltando que essa experiência reforça seu compromisso com a gestão pública e com pautas sociais consideradas sensíveis para o estado.
Perfil do indicado
Nascido em Salvador, em 7 de julho de 1977, Otto Filho é descendente de uma tradicional família da política baiana. Ele é filho do senador Otto Alencar e de Branca Paternostro. Casado com Renata Alencar, é pai de dois filhos.
Atualmente, exerce o mandato de deputado federal e ocupa cargos de destaque no Congresso Nacional, sendo vice-líder do governo e vice-presidente da Comissão de Minas e Energia. No Legislativo, ampliou sua atuação em temas relacionados ao desenvolvimento, infraestrutura e fiscalização de políticas públicas.
Formado em Administração de Empresas pela Unifacs (2001), Otto Filho possui especialização em Investimento, Gestão de Fundos e Gerenciamento de Risco pelo British Columbia Institute of Technology (BCIT), no Canadá.
Com a indicação protocolada, caberá agora aos deputados estaduais analisarem e votarem o nome do parlamentar para o TCE-BA.
Fonte: Redação com informações G1










