Uma nova pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os eventuais cenários de primeiro e segundo turno para a disputa eleitoral de 2026, mantendo a estabilidade nas intenções de voto.
O levantamento é o primeiro a avaliar o cenário eleitoral após o tema da segurança pública dominar a agenda política nacional. A pesquisa foi realizada entre quinta-feira (6) e domingo (9), ouvindo 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, com nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais.
Cenários de Segundo Turno
A pesquisa mostra a vantagem de Lula em simulações de segundo turno contra os principais nomes da oposição:
- Contra Jair Bolsonaro (PL): Lula venceria com uma vantagem de três pontos, resultado que está dentro da margem de erro da pesquisa.
- Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PSDB) ou Ratinho Jr. (PSD): O petista venceria a disputa por cinco pontos de vantagem.
- Contra Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União): Lula teria uma vantagem ampliada para sete pontos.
- Contra Michelle ou Eduardo Bolsonaro (PL): Lula venceria com as maiores vantagens, de nove e dez pontos, respectivamente.
O estudo aponta ainda que, enquanto a rejeição a Lula teve uma queda entre maio e agosto, o índice de rejeição dos outros possíveis candidatos ao pleito teve alta, mas a maioria deles, como Tarcísio, Caiado e Michelle Bolsonaro, oscilou dentro da margem de erro nos últimos três meses.
Redação











