A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi suspensa no município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, após um tornado de grandes proporções atingir a cidade na noite de sexta-feira (7). A informação foi confirmada pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
A decisão de suspender o exame, que seria realizado neste domingo (9) e no dia 16 de novembro em todo o país, segue o protocolo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para situações de desastres naturais e calamidade pública.
Estragos Generalizados na Cidade
O impacto do tornado foi devastador para Rio Bonito do Iguaçu, que possui cerca de 14 mil habitantes. De acordo com a Defesa Civil do Paraná, aproximadamente 90% da área urbana do município foi danificada pela força do vento.
As duas escolas estaduais que serviriam como locais de aplicação do Enem foram gravemente comprometidas e estão passando por um processo de vistoria para avaliação dos danos.
O Secretário de Educação, Roni Miranda, afirmou ter recebido apoio do presidente do Inep, Manuel Palácios, para que a realização da prova na cidade seja reprogramada para uma nova data.
Direito à Reaplicação
Até o momento, Rio Bonito do Iguaçu é o único município paranaense a ter o exame suspenso devido ao desastre.
É importante ressaltar que o edital do Enem assegura o direito à reaplicação da prova para todos os candidatos afetados por situações de calamidade pública ou por danos de infraestrutura que impeçam a realização do exame.
Redação










