O furto de cabos de energia continua sendo um desafio para a infraestrutura elétrica da Bahia, mas a concessionária Neoenergia Coelba divulgou um dado positivo: o número de clientes afetados pela prática criminosa registrou uma queda significativa de cerca de 60% entre janeiro e setembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Apesar da redução, 7,6 mil clientes ainda foram prejudicados no estado. A empresa atribui o resultado à intensificação das ações de monitoramento e à adoção de tecnologias avançadas para aumentar a resiliência da rede.
“O furto de cabos é uma prática criminosa que afeta milhares de pessoas e compromete o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais e escolas. Intensificamos nossas ações e investimentos, o que resultou em menos clientes prejudicados”, afirmou Thiago Martins, superintendente técnico da Coelba.
Foco nas Cidades e Novas Tecnologias
O total de ocorrências também apresentou uma leve queda de 5%, passando de 1.603 em 2024 para 1.515 registros neste ano. As cidades com maior número de casos foram:
- Salvador (322)
- Feira de Santana (148)
- Conceição do Coité (119)
- Serrinha (102)
- Camaçari (87)
Para combater o problema, a Coelba investiu na instalação de mais de 2 mil equipamentos de autorrecuperação (self-healing), que são capazes de religar automaticamente o sistema em até 60 segundos após a interrupção. Além disso, foram construídos 30 novos circuitos elétricos e estão em operação mais de 7 mil religadores, que ajudam a redirecionar a energia em casos de falha.
Em termos de segurança, a empresa reforçou o monitoramento, instalou inibidores de acesso em postes e substituiu caixas subterrâneas por estruturas reforçadas. Foi também desenvolvido um dispositivo que blinda os cabos dos religadores, garantindo que o roubo não inutilize esses equipamentos de segurança.
Essas ações são realizadas em conjunto com a Operação Metallis, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que foca na identificação e combate aos receptadores de material furtado. A Coelba orienta que denúncias sobre casos suspeitos sejam feitas pelo Disque Denúncia (181). Para falta de energia, o contato é o 116.
Redação









