Presidente participará do Fórum Mundial da Alimentação e deve destacar avanços do Brasil no combate à fome
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido pelo Papa Leão XIV na próxima segunda-feira (13), segundo comunicado oficial divulgado pelo Vaticano. Com esse encontro, Lula se tornará o único líder brasileiro a ter se reunido com os quatro últimos papas: João Paulo II, Bento XVI, Francisco e agora Leão XIV.
O presidente embarcou na tarde deste sábado (11) para Roma, onde participará do Fórum Mundial da Alimentação, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). De acordo com o Itamaraty, Lula estará presente na cerimônia de abertura e na reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Durante a visita, Lula também participará da inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança Global, antes de retornar ao Brasil ainda na segunda-feira. A comitiva presidencial avalia que o evento será uma oportunidade para o presidente reforçar a imagem do Brasil como referência internacional no combate à fome.
Segundo relatório recente da ONU, o país saiu do mapa da fome, registrando menos de 2,5% da população em risco de subalimentação. O governo pretende usar o encontro para apresentar políticas públicas de segurança alimentar e programas sociais que contribuíram para essa conquista.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi criada como uma das principais propostas do G20 sob presidência brasileira. O objetivo é apoiar e acelerar ações voltadas à erradicação da fome, redução da pobreza e diminuição das desigualdades sociais em escala global — temas centrais na agenda internacional de Lula desde o início de seu terceiro mandato.
O encontro com o Papa Leão XIV também deve abordar questões humanitárias e ambientais, reforçando a posição do Brasil como ator relevante nas discussões sobre desenvolvimento sustentável e justiça social.
Fonte: Redação com informações Metro 1