Prefeitura confirma mudança histórica para o segundo semestre; evento será reinventado e promete abrir a temporada de verão da Bahia
A Micareta de Feira de Santana, o primeiro e maior Carnaval fora de época do Brasil, já tem data confirmada para sua edição de 2026. Em celebração aos 85 anos da festa, o evento será realizado de 19 a 22 de novembro, marcando uma nova fase de revitalização e reposicionamento no calendário nacional de grandes festividades.
A definição ocorreu durante uma reunião no Paço Municipal Maria Quitéria, na tarde e início da noite desta terça-feira (7), com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, representantes do comércio, entidades culturais, promotores de eventos e secretarias municipais envolvidas na organização. O encontro selou o consenso em torno da nova data, que abrirá oficialmente as comemorações do Verão da Bahia.
Mudança estratégica e reposicionamento da festa
A decisão de transferir a Micareta do primeiro para o segundo semestre foi tomada com o objetivo de revitalizar a festa e reposicioná-la entre os principais eventos do gênero no país.
De acordo com o prefeito José Ronaldo de Carvalho, a alteração representa um passo estratégico para garantir maior tempo de planejamento, captação de patrocínios e fortalecimento econômico do evento.
“A mudança está sendo definida em comum acordo, principalmente ouvindo o setor econômico da cidade e representantes de bandas. Precisamos ter mais tempo para organizar a festa e captar patrocinadores”, destacou o prefeito.
Setor comercial aprova novo formato
A proposta recebeu apoio das principais entidades empresariais e representativas da cidade. O presidente da CDL Jovem, Luiz Mercês Júnior, reconheceu que, embora a nova data se aproxime do período da Black Friday, o evento em abril já apresentava sinais de desgaste.
“Em abril, a festa já estava enfraquecida. Novembro é uma oportunidade de reenergizar a Micareta e atrair novos públicos”, afirmou.
O mesmo entusiasmo foi demonstrado por Sandro Nativo, presidente da Associação dos Feirantes do Feiraguai, que destacou o impacto positivo da mudança para o comércio local.
“A festa em novembro vai preparar a cidade para o clima natalino, especialmente com a retomada do Natal Encantado. É uma oportunidade para impulsionar as vendas e o turismo”, avaliou.
Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista, Marcos Silva, elogiou a coragem e ousadia da Prefeitura ao alterar uma tradição de décadas.
“Foi uma decisão acertada e necessária. Mexer em uma tradição exige visão e coragem. A Micareta precisava dessa renovação”, disse.
Nova identidade e plano de revitalização
Durante o encontro, Nilson Santana, da Ativa Comunicação, apresentou um anteprojeto de revitalização da Micareta 2026, propondo estratégias de marketing e inovação para reposicionar a festa como a maior e melhor do país.
A proposta prevê ações integradas de comunicação, modernização da estrutura e fortalecimento do apelo turístico, com o objetivo de atrair foliões de diversas regiões do Brasil e recuperar o prestígio nacional que consagrou a Micareta de Feira de Santana como um dos maiores eventos populares do país.
Tradição e futuro
Com 85 anos de história, a Micareta de Feira de Santana é reconhecida como berço do Carnaval fora de época e símbolo da cultura baiana.
A mudança para novembro marca um novo ciclo de modernização, reafirmando o compromisso da cidade com a valorização da cultura, da economia criativa e da alegria que consagrou a festa ao longo de gerações.
“A Micareta é do povo de Feira e precisa acompanhar o tempo. Essa nova data é o primeiro passo para uma Micareta ainda mais grandiosa e inovadora”, concluiu o prefeito José Ronaldo.
Fonte: Redação com informações da Secom