Após seis anos de espera, a professora Darline Pereira, da Escola Municipal Eurides de Oliveira Queiroz, no distrito de Humildes, viveu nesta segunda-feira (29) o que chamou de “momento mais esperado do que a posse”. Ela é uma das 142 docentes que receberam o enquadramento funcional durante cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana.
“Para mim é um momento de gratidão, que confirma a nossa estabilidade como servidor municipal. Espero que venham mais benefícios para reafirmar o compromisso enquanto educadores”, disse emocionada.
Processo estava paralisado desde 2018
O processo de enquadramento, que estava paralisado há mais de quatro anos, foi retomado em 2025 com previsão de 112 enquadramentos mensais nos meses de maio, julho, setembro e novembro. Até o fim do ano, cerca de 600 professores devem ser beneficiados.
A professora Itainara do Nascimento Amorim, da Escola Professora Maria Helena Queiroz, também comemorou:
“Momento muito bom, de muita realização. Dei entrada em 2022 e está saindo agora. É um direito conquistado.”
Solenidade foi conduzida por autoridades municipais
O ato foi conduzido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, ao lado do secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto, que destacou o compromisso da gestão com a valorização da categoria.
“Hoje celebramos essa conquista, resultado do trabalho conjunto da administração, da procuradoria e do gabinete”, afirmou Pablo Roberto.
A secretária de Administração, Sandra Peggy, explicou que o enquadramento garante a formalização da carga horária de 40 horas semanais, já exercida por muitos professores.
“O professor tinha contrato de 20 horas em vaga real e mais 20 de hora extra. Agora passa a ter 40 horas de fato e de direito”, detalhou.
Reconhecimento e estabilidade para os educadores
A cerimônia foi marcada por aplausos e emoção, simbolizando o reconhecimento da dedicação dos profissionais da educação e o avanço na gestão pública municipal.
Também participaram do evento a secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, e o procurador-geral Guga Leal.
Redação com informações da Secom Feira