A cidade de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi palco de uma simulação de assalto a banco promovida pela Polícia Militar da Bahia (PM) na última sexta-feira (26). A ação faz parte do Curso de Primeiras Respostas a Crimes contra Instituições Financeiras, em sua 7ª edição, promovido pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe).
Simulado reforça preparo técnico da tropa
Batizada de “Simulado de Primeiras Respostas”, a atividade teve como objetivo capacitar agentes de segurança para atuar de forma preventiva e repressiva em situações de alta complexidade, como roubos a instituições financeiras.
Segundo a PM, o treinamento já foi realizado em Salvador e outras cidades do interior, e desta vez aconteceu em Dias D’Ávila, a segunda maior cidade da RMS.
Armas, veículos e explosivos foram utilizados
Durante o simulado, os agentes montaram barreiras e contenções táticas, simulando a ação de criminosos. Foram utilizados armas, munições de festim, veículos e até explosivos, sempre com rigorosos protocolos de segurança.
Imagens da atividade mostram o realismo da encenação, que busca preparar a tropa para respostas rápidas e coordenadas em casos reais.
A iniciativa reforça o compromisso da PM com a formação continuada dos seus profissionais, especialmente em cenários que exigem precisão, agilidade e controle operacional.
Redação com informações do g1