Azeite de dendê e frango congelado estão entre os itens com maior índice de reprovação
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e órgão delegado do Inmetro na Bahia, encerrou nesta quarta-feira (25) a Operação Cosme Damião, que durante o mês fiscalizou produtos amplamente consumidos na culinária baiana.
Foram inspecionados alimentos como azeite de dendê, leite de coco, quiabo, frango, balas, camarão, cebola e gengibre, com o objetivo de verificar se a quantidade informada nas embalagens correspondia ao peso ou volume real, além de conferir o cumprimento da legislação sobre informações quantitativas.
Ao todo, mais de 200 produtos foram vistoriados. Desses, 12 seguiram para análise laboratorial — e metade apresentou irregularidades. Já no comércio, o índice médio de reprovação chegou a 30%. Entre os itens com maior índice de não conformidade, o destaque negativo ficou para o azeite de dendê (60% de reprovação) e o frango congelado (40%). No total, 51 produtos foram considerados irregulares, seja por apresentarem peso inferior ao declarado ou por falta de indicação adequada nas embalagens.
O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, reforçou o papel do órgão na defesa dos consumidores:
— “O consumidor precisa ter a tranquilidade de que aquilo que está comprando corresponde exatamente ao que está indicado na embalagem. Nossa missão é fiscalizar e agir com firmeza sempre que houver irregularidades, garantindo o direito de cada cidadão baiano”, afirmou.
O Ibametro lembra que denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do telefone 0800 071 1888.
📌 Fonte: Ascom/Ibametro