Primeiro trem deve chegar em dezembro; testes nos trilhos começam em 2026
O Governo da Bahia assinou um contrato de R$ 600 milhões com a Caixa Econômica Federal para financiar obras de mobilidade urbana, tendo como destaque o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. A assinatura ocorreu na última sexta-feira (19) e foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (25).
Modal será financiado pelo programa FINISA
O contrato foi firmado por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), linha de crédito da Caixa voltada a projetos de infraestrutura e saneamento ambiental. A Companhia de Transportes da Bahia (CTB) será a interveniente anuente e agente promotor do projeto.
Segundo o DOE, os recursos só poderão ser aplicados conforme autorizado pela Lei nº 14.894, de 9 de maio de 2025, que regulamenta o empréstimo.
Trem já está em fase final de ajustes
O modelo dos trens que irão compor o sistema do VLT foi divulgado em 10 de setembro. A fábrica responsável, localizada em Hortolândia (SP), recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de 20 lideranças comunitárias do subúrbio ferroviário, onde o modal será implantado.
Durante a visita, o grupo conheceu o interior e o exterior do primeiro trem, que está passando por ajustes técnicos, pintura e plotagem. A previsão é que o veículo chegue à capital baiana no dia 5 de dezembro, com os primeiros testes nos trilhos programados para o início de 2026.
Redação