Unidade terá aumento de 40% na capacidade de atendimento e novos equipamentos
O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Bastos Laurine (CMDI-I), localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 2.453, está em fase final de uma ampla reforma estrutural. As obras devem ser concluídas em até 30 dias e contemplam tanto os setores de atendimento ao público quanto as áreas administrativas.
Para garantir a continuidade dos serviços durante o período de intervenção, os pacientes com consultas e exames previamente agendados foram direcionados ao CMDI II – Antônio Lázaro, na Rua Pojuca, bairro Baraúnas.
Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, a modernização da unidade vai permitir ampliar em 40% a capacidade de atendimento, com destaque para a oferta de exames voltados à saúde do homem.
“Estamos transformando o ambiente em um espaço mais confortável, funcional e acolhedor para pacientes e colaboradores”, afirmou.
Ela destacou ainda a relevância do equipamento para a rede municipal de saúde:
“O CMDI Dr. Eugênio Laurine é essencial para a população. Em uma década, já realizamos mais de 748 mil exames. Só em 2025, foram cerca de 40 mil atendimentos entre consultas e exames.”
Melhorias estruturais
A reforma inclui troca de piso, pintura geral, modernização dos consultórios, melhorias nas salas de raio-X e de entrega de exames, além da substituição de revestimentos, esquadrias, luminárias e aparelhos de ar-condicionado. O telhado está recebendo nova cobertura, enquanto os banheiros estão sendo adaptados para garantir acessibilidade.
Um dos principais destaques é a requalificação da área de espera, que terá maior capacidade de circulação, cadeiras mais confortáveis, mobiliário planejado e nova sinalização para facilitar o deslocamento e a comunicação com os pacientes.
Atendimento garantido
Apesar da reforma, os serviços seguem sendo oferecidos normalmente no CMDI II. De acordo com Raildo Leal, funcionário administrativo da unidade, os agendamentos continuam sendo feitos pela Central Municipal de Regulação, com possibilidade de atendimento de urgência mediante relatório médico.
Atualmente, estão disponíveis exames de raio-X, eletrocardiograma (ECG), mamografia digital, ultrassonografia, densitometria óssea e punção mamária. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Fonte: Redação com informações da Secom