O Governo Municipal de Feira de Santana lançou, na noite desta segunda-feira (22), o pacto Feira pela Educação, iniciativa que une poder público e sociedade civil com o objetivo de garantir a alfabetização dos alunos da rede pública até o 2º ano do ensino fundamental. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do secretário de Educação, Pablo Roberto.
Educação como ferramenta de transformação
Durante o lançamento, o prefeito compartilhou sua trajetória pessoal e destacou o papel da educação como instrumento de mudança social:
“Deus me deu a oportunidade de me transformar em homem público e contribuir para melhorar a qualidade da educação da população. Temos feito investimentos, mas cabe aqui a soma de esforços da sociedade.”
O compromisso da gestão inclui investimentos em tecnologia, infraestrutura escolar, capacitação docente e ampliação do número de professores.
Meta é melhorar o IDEB e reduzir a evasão
A rede municipal atende cerca de 57 mil alunos em 206 escolas, do 1º ao 9º ano e também na modalidade EJA. A meta do pacto é melhorar os índices do IDEB, manter a participação estudantil acima de 90% e elevar os resultados nas avaliações do SAEV (local) e SAEB (nacional).
O secretário Pablo Roberto conclamou a população a abraçar a iniciativa:
“Esta é uma ação da Prefeitura, mas só terá êxito se cada um entender que é de toda a sociedade de Feira.”
Ações começam nesta terça (23)
A partir de hoje, a Secretaria Municipal de Educação inicia uma série de ações, como:
- Monitoramento escolar em tempo real
- Distribuição de material de estudo
- Formação contínua de professores
- Projetos como Soletrando, Criando o Futuro e a Copa EDU, que incentivam o aprendizado com o mascote da educação
Em breve, será lançado o Prêmio Melhores da Educação, voltado para práticas exitosas e reconhecimento de profissionais da rede. Também está prevista a ampliação da formação docente, criação de um sistema de monitoramento da alfabetização e redução do número de alunos não alfabetizados entre o 3º e o 5º ano. A meta é que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 7 anos.
Mobilização coletiva pela educação
O evento reuniu secretários municipais, vereadores, professores, diretores, coordenadores escolares, dirigentes de universidades e escolas privadas, além de representantes de entidades da sociedade civil. Todos foram convidados pelo prefeito a contribuir para transformar a realidade educacional dos estudantes feirenses.
Redação com informações da Secom Feira