Mudanças fazem parte da reestruturação das forças de segurança anunciada por Jerônimo Rodrigues
O Governo da Bahia oficializou, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (19), a lista com os novos comandantes das companhias independentes e batalhões da Polícia Militar em Feira de Santana e cidades da região. As mudanças integram o processo de reestruturação das forças de segurança, lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no início de setembro.
Uma das principais novidades é a criação do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Feira de Santana, que será comandado pelo tenente-coronel Valnei Azevedo. Já o Batalhão de Policiamento Tático da Região Leste, antiga Rondesp Leste, passa a ser chefiado pelo tenente-coronel Raimundo Trindade.
Outra alteração importante ocorre em Conceição do Jacuípe, onde a 66ª Companhia Independente da PM (CIPM) foi transformada em batalhão, sob o comando do major Rosuilson Cardoso.
Também em Feira de Santana, o capitão Victor Santos Espírito Santo assume a coordenação da Central Integrada de Comunicações (Cicom), enquanto o major Rafael Sachdev passa a comandar o Esquadrão Asa Branca. O tenente-coronel André Cavalcante será o novo diretor do Colégio da Polícia Militar Diva Portela.
Na região, outras cidades também terão novos comandos. O tenente-coronel Marcos Davi Santos assume o 31º BPM de Valença. Em Alagoinhas, o major Carlos Luiz será o novo coordenador do 4º BPM, e o major Renilce de Souza foi nomeado diretor-adjunto do Colégio da Polícia Militar local.
Lista de novos comandantes
- 25º BPM (Feira de Santana): tenente-coronel Valnei Azevedo
- Batalhão de Policiamento Tático da Região Leste (antiga Rondesp Leste): tenente-coronel Raimundo Trindade
- 66º CIPM / Batalhão (Conceição do Jacuípe): major Rosuilson Cardoso
- Cicom (Feira de Santana): capitão Victor Santos Espírito Santo
- Esquadrão Asa Branca: major Rafael Sachdev
- Colégio da PM Diva Portela (Feira de Santana): tenente-coronel André Cavalcante
- 31º BPM (Valença): tenente-coronel Marcos Davi Santos
- 4º BPM (Alagoinhas): major Carlos Luiz
- Colégio da PM (Alagoinhas): major Renilce de Souza (diretor-adjunto)
Reestruturação da PM
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a medida tem como objetivo aproximar a PM das comunidades, dar maior agilidade ao atendimento de ocorrências e reforçar o combate à criminalidade em áreas estratégicas.
A reestruturação prevê a criação de novas unidades em 14 cidades da Bahia, entre elas Feira de Santana, Alagoinhas, Conceição do Jacuípe e Valença. O pacote inclui ainda a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães.
A data oficial para a passagem de comando das novas unidades ainda será divulgada pela corporação.
Fonte: Redação com informações G1