Documento no Diário Oficial expôs dados sigilosos; Semob atribui erro a falha do sistema e pede desculpas
A Prefeitura de Feira de Santana publicou, no Diário Oficial do Município do último sábado (20), uma lista com os nomes de mais de 600 pessoas que vivem com HIV, ao decretar a suspensão do benefício de passe livre no transporte coletivo urbano. Além desse grupo, também foram divulgados dados de pacientes com fibromialgia e anemia falciforme.
A edição do documento ficou disponível por algumas horas, mas logo foi retirada do ar. O caso gerou repercussão pela gravidade da exposição de informações consideradas sensíveis e sigilosas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) reconheceu a falha e afirmou que a divulgação ocorreu devido a um problema no sistema. A pasta informou ainda que uma nova edição do Diário Oficial será publicada, corrigindo o erro e garantindo o sigilo das informações pessoais.
“A Semob lamenta profundamente o ocorrido e reforça o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com a preservação da privacidade e da dignidade dos cidadãos”, destacou o comunicado oficial.
Segundo a secretaria, o decreto que trata da suspensão do benefício do passe livre segue válido, em cumprimento a determinação judicial, mas sem a exposição indevida dos nomes dos beneficiários.
Fonte: Redação com informações da Secom